MPF/MS pede presença de força policial em aldeia de Caarapó

Terra retomada no início da semana sofreu ataque de pistoleiros nesta manhã [ontem]. Área foi palco de homicídio confesso de adolescente indígena por fazendeiro da região

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) ajuizou, nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, ação judicial para que a União encaminhe forças policiais para a Terra Indígena Tey’ikue, em Caarapó, sul do estado. Com a medida, o MPF/MS quer preservar a integridade física da comunidade, que nesta manhã sofreu ataque de homens armados.

Segundo relato dos indígenas, um grupo de 12 pistoleiros se aproximou do portão da fazenda e efetuou disparos de arma de fogo, fugindo pela mata logo em seguida. A ação, realizada por volta das 10h30 desta sexta-feira, não resultou em feridos, mas trouxe clima de insegurança à região.

Na noite anterior aos disparos, lideranças relataram a presença de caminhonetes rondando a Fazenda Santa Helena, onde está situado o acampamento dos guarani-kaiowá. Índios chegaram a ser abordados por um grupo de homens que buscava informações sobre as lideranças da ocupação.

Morte de adolescente indígena – A retomada da Fazenda Santa Helena aconteceu nesta segunda-feira, após o assassinato de um adolescente indígena. O jovem, que teria ido pescar com dois amigos em córrego localizado no interior da fazenda, foi encontrado morto em estrada vicinal no último domingo, 16 de fevereiro. Em depoimento à Polícia Civil, o dono da Santa Helena teria confessado a autoria do crime.

Com a liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal, a comunidade Tey’ikue decidiu enterrar o adoslescente no local do assassinato – a terra é considerada pelos índios como de seus ancestrais. Após o enterro, os índios reocuparam a fazenda. Atualmente há cerca de 500 indígenas acampados ao redor da sede da Fazenda Santa Helena.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-pede-presenca-de-forca-policial-em-aldeia-de-caarapo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.