Ex-general que capturou Che Guevara será julgado por complô contra Morales

Che Guevara (à dir.) e Fidel Castro, líderes da Revolução Cubana, em fotografia de 1959

EFE, La Paz (Bolívia)

O ex-general boliviano Gary Prado Salmón, que em 1967 capturou o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, aceitou nesta segunda-feira (19) submeter-se ao julgamento que envolve dezenas de pessoas por um suposto complô destinado a assassinar o presidente Evo Morales em 2009.

Prado Salmón, que está paraplégico, se apresentou nesta segunda-feira, em uma cadeira de rodas, no reinício desse processo na cidade de Santa Cruz, mas rejeitou todas as denúncias contra si, informou à Agência Efe o seu filho, o advogado Gary Prado Arauz.

A apresentação do ex-general foi a novidade do dia nesse mega-julgamento, no qual são acusadas 39 pessoas.

O julgamento já teve várias audiências nas cidades de Cochabamba, La Paz, Tarija e em uma localidade na fronteira com a Argentina, situadas em altitudes que impediam Prado Salmón de apresentar-se, explicou o seu filho. Como o processo agora acontece na cidade onde ele vive, o ex-general mudou sua postura.

Prado Salmõn foi acusado de colaborar com o húngaro-croata-boliviano Eduardo Rózsa, suposto líder de um grupo que tentou assassinar Morales em 2009 e apoiar um movimento separatista no departamento de Santa Cruz.

O ex-general assinalou em sua defesa que teve contato com Rosza só porque ele se apresentou como jornalista e o entrevistou sobre a captura de Che Guevara, realizada em 1967.

Rosza e seus supostos cúmplices, o romeno Magyarosi Arpak e o irlandês Dwayer Michael Martin, morreram em uma operação policial ocorrida em 16 de abril de 2009 na cidade de Santa Cruz.

Compartilhada por Vanessa Rodrigues.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/02/19/ex-general-que-capturou-che-guevara-sera-julgado-por-complo-contra-morales.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.