Comissão Especial Guarani Kaiowá passará a receber denúncias de violações contra Guarani-Mbya, Nhandeva e Kaiowá

Assessoria de Comunicação Social

Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (18), na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR), os integrantes da Comissão Especial Guarani Kaiowá, discutiram a ampliação das atividades do colegiado, deixando de ser somente Guarani-Kaiowá e ampliando para povos indígenas Guarani incluindo assim os Guarani-Mbya, Nhandeva e Kaiowá. A comissão funciona no âmbito do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH.

Durante o encontro também ficou definido que deverão participar da comissão novos integrantes, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e organizações indígenas. A próxima reunião ocorre dia 08 de abril de 2013, as 14h00.

CDDPH – Em 23 de agosto de 2012, a ministra Maria do Rosário, na qualidade de presidenta do CDDPH, restabeleceu a Comissão Especial Guarani Kaiowá do CDDPH, constituída pela resolução nº 1 de 28 de abril de 2009, com objetivo de colher informações sobre denúncia de violações a direitos humanos perpetradas contra indígenas da etnia Guarani Kaiowá e Ñandeva. A comissão é presidida pelo conselheiro Eugênio Aragão.

http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2013/02/19-fev-13-comissao-especial-guarani-kaiowa-devera-ampliar-suas-atividades-para-outras-etnias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.