Para ajudar a discutir a questão da pobre e perseguida bloguista cubana, três matérias da turnê 2012

Como tem muita gente se espantando com as reações à atual turnê da pobre e perseguida bloguista cubana que consegue muito mais que o Assenge na internet (com uma diferença fundamental: em lugar de “roubar” e socializar documentos que ajudam a entender a História, ela bate recordes de inserções em redes sociais numa velocidade superior à da luz), dei uma rápida pesquisada no Blog e posto, abaixo, links para três matérias que publicamos na turnê 2012. Quem estiver interessado, divirta-se! Acho que sempre vale um passeio na história! TP.

1. Imperdível: A blogueira que virou santa e popstar é a dona da semana na mídia brasileira

Pois é: a foto é a mesma usada numa das matérias que publicamos hoje. Mas a matéria é de 1 de fevereiro de 2012

Texto de Lúcio de Castro para a ESPN, com entrevista realizada por Salim Lanrani

Ela ganhou espaço como colunista do Globo, recebeu o Jornal Nacional e tem dado entrevista pra todos os órgãos de imprensa brasileiros, mas o único jornalista do mundo até aqui a confrontá-la com perguntas elementares foi Salim Lanrani; o único a estranhar que a blogueira tenha recebido Bisa Williams, diplomata americana em sua casa e não tenha revelado; único a pelo menos questionar o que poderia estar por trás da dimensão que Yoani ganhou no mundo, além dos milhares de euros em ‘premiações’

Não sei ao certo se as coisas sempre foram e são assim ou se esse sentimento de que tudo em volta anda carregado é desses dias ou desde sempre. O fato é que os últimos dias tiveram cor de chumbo. Não o chumbo dos anos de sufoco, mas um chumbo misturado com cinismo, com a “força da grana que mata e destrói coisas belas”, e uma sensação de que as coisas estão passando como rolo compressor por todo mundo, e a tal força da grana, o poderio econômico, a concentração de poder nos meios de comunicação e os tempos do pensamento único no mundo chegaram definitivamente para paralisar todo mundo. Com a agravante de que, em tempos de redes sociais, todo mundo se acha fazendo sua parte tuitando. É a rebeldia emoldurada em 140 caracteres.  Continue lendo… ‘Imperdível: A blogueira que virou santa e popstar é a dona da semana na mídia brasileira’»


2. Dize-me com quem andas… “Blogueira Yoani Sánchez se junta a Reinaldo Azevedo e Ali Kamel no Instituto Millenium”

Esta foi de 09/02/2012

O Instituto Millenium teve uma participação ativa na última campanha presidencial, ao defenderem que a eleição de Dilma representaria a “implementação do stalinismo no Brasil”

A blogueira cubana Yoani Sánchez é colaboradora do Insituto Millenium, entidade financiada por um grupo de grandes empresas de comunicação (Estado de São Paulo, Abril e RBS) e de outros setores (Gerdau, Vale, Suzano, entre outras), para defender os valores liberais no Brasil. Entre eles, segundo informa o site da entidade, destacam-se a eficiência, a economia de mercado, a responsabilidade individual, a propriedade privada e a meritocracia.

Apresentada como webmaster, articulista, editora do portal “Desde Cuba” e criadora do site “Generación Y”, Yoani Sánchez faz parte do seleto grupo de colaboradores do Millenium que reúne nomes como Reinaldo Azevedo, Denis RosenfieldAli KamelMerval Pereira, Marcelo Madureira, Carlos Alberto Sardenberg e Carlos Alberto Di Franco, um dos integrantes mais ilustres daOpus Dei no Brasil. Continue lendo… ‘Dize-me com quem andas… “Blogueira Yoani Sánchez se junta a Reinaldo Azevedo e Ali Kamel no Instituto Millenium”’»

3. Jornal desmascara Yoani Sánchez e revela como blogueira frauda seguidores nas Redes Sociais

Yoani Sánchez já recebeu o equivalente a 1.488 anos de salários mínimos cubanos por sua atividade opositora. Dinheiro suficiente para viver tranquilamente em Cuba até o resto de sua vida

O influente diário mexicano La Jornada publica um texto do professor e jornalista francês Salim Lamrani, que demonstra a falsa liderança da blogueira Yoani Sánchez na rede social twitter, alcançado não por seguimento natural de audiência, mas pela intervenção de tecnologias e grandes somas de dinheiro.

A quarta parte dos partidários de Yoani no twitter são fantasmas sem seguidores ou “mudos” que jamais escreveram um tuiter. Em junho de 2010, a blogueira chegou a ter, em um único dia, 700 novos adeptos, o que só é possível através de robôs de software – já que ela diz que tem acesso à internet apenas via celular ou a por uma conexão semanal em um hotel.

Quem está por trás de Yoani Sánchez?

Salim Lamrani*

Yoani Sánchez, famosa blogueira cubana, é uma personagem peculiar no universo da dissidência cubana. Nenhum opositor foi beneficiado a exposição midiática tão massiva, nem de um reconhecimento internacional semelhante em tão pouco tempo. Após emigrar para a Suíça em 2002, ela decidiu retornar a Cuba dois anos depois, em 2004. Em 2007, integrou o universo de opositores a Cuba ao criar seu blog “Generación Y”, e se torna uma crítica feroz ao governo de Havana. Continue lendo… ‘Jornal desmascara Yoani Sánchez e revela como blogueira frauda seguidores nas Redes Sociais’»

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.