Militar do Exército é denunciado por torturar cabo dentro de quartel em Santos Dumont

A vítima sofreu uma punição disciplinar e teve de ficar 30 dias em uma cela com cheiro forte de esgoto e de urina. Caso seja condenado, o denunciado pode pegar de dois a oito anos de prisão

João Henrique do Vale

A prisão de um cabo do Exército do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, em Santos Dumont, Região da Zona da Mata, em uma cela com pouca higiene, levou o Ministério Público Federal (MPF) a denunciar um ex-comandante por tortura. Devido à situação degradante do espaço onde foi cumprida a punição, a vítima chegou a ter problemas psiquiátricos. Caso condenado, o militar poderá pegar entre dois e oito anos de prisão.

A denúncia foi feita em 2001, mas somente neste ano foi aceita pela Justiça. O cabo V.P.S descumpriu uma regra militar e foi obrigado a cumprir pena disciplinar de 30 dias aplicada pelo ex-comandante S.T.S. “O cabo foi colocado em uma cela com um forte cheiro de esgoto e urina. O local estava em condições inabitáveis para um ser humano”, afirma o procurador da República autor da ação, Carlos Bruno Ferreira da Silva.

Durante o período da punição, foi solicitado que um médico pudesse atender o cabo e ver se eles estava bem. Foi verificado que o militar já estava sofrendo problemas de saúde e a transferência foi determinada. “O militar já tinha problemas psicológicos devido a um acidente. E devido as condições as quais foi submetido, o problema se agravou”, explica o procurador.

Para o MPF, não resta dúvida de que a vítima foi torturada, por intermédio da prática de ato não previsto em lei, que lhe causou sofrimento físico e mental.

Perseguição

Militares que tiveram contato com o cabo foram ouvidos e confirmaram a denúncia. O procurador não soube dizer se o ex-comandante continua na ativa. Caso seja condenado, ele pode pegar de dois a oito anos de prisão.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/02/18/interna_gerais,351227/militar-do-exercito-e-denunciado-por-torturar-cabo-dentro-de-quartel-em-santos-dumont.shtml#.USNo6xgTRs8.gmail

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. Quais os nomes das pessoas? Ou militares acusados de crimes não podem ser nominados? Em qual lei isso está escrito? Na Constituição de 1988?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.