Tekoha Guarani-Kaiowá Pyelito Kue/Mbarakay hoje, 10/02/2013, às 10:00h foi atacado pelos pistoleiros das fazendas

INFORMATIVO DO CONSELHO DA ATY GUASU GUARANI E KAIOWÁ CONTRA GENOCÍDIO

Nós conselho da Aty Guasu Guarani e Kaiowá recebemos a comunicação urgente das lideranças de Pyelito kue/ Mbarakay, município de Iguatemi, MS. As lideranças Guarani e Kaiowá comunicam que hoje 10/02/2013 às 10 horas, um caminhonete preto e vidro escuro com 4 homens armados entrou pela fazenda Cambara e chegou ao nosso acampamento Pyelito kue.

Os dois homens estavam em cima da carroçaria, apontando as armas de fogo em direção das crianças e mulheres que estavam pegando a agua da mina d’água.

Diante da gritaria e choro das mulheres e crianças, nós vários homens nos juntamos e fomos também em direção de caminhonete e tentamos cercar a caminhonete, mas a caminhonete virou em alta velocidade e voltou à sede da fazenda Cambará.

“A ameaça de morte coletivo retornou acontecer hoje aqui”, disse liderança por telefone celular. Segundo o líder, o fato já foi comunicado a equipe de autoridades federais (FUNAI, PF, FN) que estão em cidade Amambai-MS a 150 km de Pyelito kue/ Mbarakay-Iguatemi-MS.

“Estamos aqui isolados e ameaçados, por isso aguardamos equipe da FUNAI, PF e Força Nacional”, narrou a liderança do Pyelito kue/ Mbarakay.

“Nós estamos isolados aqui, sabemos que a segurança da FN, PF e nem FUNAI não entram pela fazenda Cambara, por isso estamos com medo, os pistoleiros das fazendas capazes de voltar atacar nós sim”.

Líder indígena disse ainda: “esse caminhonete preto foi parar na sede da fazenda, se os homens armados ou pistoleiros voltar atacar nós, nós não vamos correr não!”

As lideranças e as comunidades Guarani e Kaiowá ameaçadas de Pyelito kue/ Mbarakay pediram para nos repassarmos esses fatos acontecidos às todas as autoridades federais e sociedades do Brasil e Mundo, por isso, nós do conselho da porta voz da Aty Guasu, reenviamos a mensagem preocupante da comunidade Guarani e Kaiowá de Pyelito kue/ Mbarakay.

Ficou muito evidente que os fazendeiros das fazendas da região de Iguatemi-MS não deixaram a entrar os funcionários do governo federal no Pyelito kue, mas os pistoleiros armados os fazendeiros permitem a entrar no Pyelito kue nesses dias de feriados de carnaval, aproveitando os longos feriados.

Por fim, com urgência, solicitamos a presença de autoridades federais no acampamento Pyelito kue/ Mbarkay para tomar a providência cabível.

Atenciosamente,

Tekoha Guasu Pyelito kue/Mbarakay, 10 de fevereiro de 2013.
Comissão da Aty Guasu Guarani e Kaiowá contra genocídio

Comments (2)

  1. Força amigos, nós não nos esquecemos de vocês aqui fora não. Vamos retomar o movimento com toda força.

    SOMOS TODOS GUARANI – KAIOWÁ! o/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.