Carta Aberta das Comunidades impactadas pela Vale em Santa Rita, Maranhão, após três dias de paralisação

Nós vencemos!

Vencemos porque conseguimos parar a cobra mecânica por três dias! Quem teve que esperar para passar foram eles!

Vencemos porque deixamos claro para a segunda maior mineradora do mundo que quem manda em nossos territórios somos nós!

Vencemos porque nesses três dias mais de 10 comunidades estiveram reunidas manifestando seu repúdio à forma violenta, mentirosa e manipuladora com que a Vale todos esses anos tem tratado as comunidades!

Vencemos porque mostramos que o que interessa para a Vale é o lucro. Por trás da pele de cordeiro, há um lobo que vem devorando nossos direitos! Finge está disposta a negociar com as comunidades e por trás manda a polícia para tentar nos deter!

Vencemos porque mostramos que a Vale não respeita criança, não respeita velho, não respeita mulher, nem homem, não respeita trabalhador, não respeita gente!

Vencemos porque deixamos bem claro para a Vale que estamos dispostos a lutar pela retomada do nosso território e pela liberdade de nosso direito de ir e vir!

Vencemos porque mostramos as manobras que a Vale vem usando todos esses anos para nos enganar: finge estar preocupada com a nossa segurança, finge estar se comunicando conosco, finge estar disposta a respeitar nossos direitos e de maneira covarde e traiçoeira tira nossas vidas, acaba com nossas fontes de água e de alimentação (os rios e igarapés), racha nossas casas, perturba nosso sono, tenta matar nossos sonhos, atrapalha a educação de nossos filhos!

Nesses três dias suportamos sol ardente, chuva abundante, dormimos no chão, não dormimos, comemos pouco, ficamos longe do conforto do nosso lar. Mas nada foi em vão. Nesses três dias nos solidarizamos uns com os outros, reunimos nossas forças, compartilhamos nossos sonhos, discutimos sobre nossos direitos, reforçamos a luta. Aprendemos a lidar com as diferenças de idéias em nome de uma indignação em comum. Nesses três dias confirmamos que somos fortes!

O viaduto ainda não saiu, mas vai sair no local que queremos! Do jeito que queremos e que seja melhor para nós. Esse protesto foi só o começo. A semente está lançada. O alerta foi dado, a cobra mecânica vai ter que se curvar aos nossos direitos! Desmobilizamos o acampamento, mas não a luta!

Obrigada a todos e todas pelo apoio, especialmente às lutadoras e lutadores das comunidades dos arredores de Santa Rita que se juntaram a nós.  Que os nossos tambores ecoem e nossa voz se espalhe!

Aos que julgam conforme a LEI e não a VIDA, eis o nosso recado:

SOMOS NÓS QUE SABEMOS O QUE É CERTO PARA NÓS!

SOMOS NÓS QUE SUPORTAMOS A DOR PELA PERDA DIÁRIA DE VIDAS!

Comunidades impactadas pela Vale em Santa Rita , 08 de fevereiro de 2013.

Comments (1)

  1. Transmito uma mensagem da Comunidade Tupiniquim da Chapada do Á (Anchieta ES):

    “A voz de vocês chegou até nós e nos juntamos aos lutadores e lutadoras da Comunidade de Santa Rita e arredores nas lutas. Também nós lutamos contra a Vale que queria nos tirar daqui, do que sobrou de nossas terras, para fazer mais uma siderúrgica – a falecida CSU. Eles dizem que não vão fazer por falta de parceria mas não dizem que muito contribui para que desistissem, ter encontrado uma Comunidade frágil, mas que se fortaleceu lutando por seus direitos. Estamos distantes, mas a nossa luta é a mesma. Ela diz respeito à nossa dignidade, à nossa cidadania.” Jozias Pereira

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.