Em uma década, 80% dos brasileiros saíram da extrema pobreza

Por Daiane Souza

Desenvolvido com o objetivo de erradicar a miséria com a transferência de renda e garantindo o alimento para as famílias mais vulneráveis, o Bolsa Família, criado a partir do Programa Fome Zero, conseguiu mudar a vida de milhões de brasileiros. Quando foi lançado em 2003, o Brasil contava com 28 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza. Em 2013, esse número corresponde a 5 milhões de habitantes que sobrevivem com menos de R$ 70 mensais.

Isso significa que 80% dos extremamente pobres do país conseguiram ultrapassar essa margem em busca de mais qualidade de vida, nos últimos dez anos e os dados continuam a avançar, positivamente, em busca de um país sem pobreza, conforme a proposta da presidenta Dilma Rousseff. As políticas públicas de ampliação do trabalho formal, do apoio à agricultura e da transferência de renda têm tido importante papel para que a meta seja plenamente alcançada.

Experiência – Um exemplo do avanço dessa política social é o caso da cidade de Guaribas, localizado no sul do Piauí, primeira a ser beneficiada com o Programa. O município foi escolhido por ser naquela época, o que tinha o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no país.

Localizada a 600 quilômetros ao sul da capital, Teresina, em 2003, Guaribas não oferecia condições básicas para uma vida digna à sua população: o alimento era escasso e as famílias muitas vezes só tinham o feijão, não havia rede elétrica e poucas casas tinham fogão à gás. Mulheres e crianças andavam quilômetros para conseguir água e nos períodos de seca essa busca durava o dia inteiro.

Dez anos depois, o município já tem energia elétrica e com ela chegou a internet e os telefones celulares, entre outras novidades. O centro da cidade, hoje tem um cenário diferente: há uma praça, as ruas são asfaltadas e, além disso, é possível encontrar uma delegacia, agências bancárias, dos Correios e escolas. A frota de veículos cresceu e, hoje, o que se vê são motos, em vez de jegues.

O município combateu a miséria, porém ainda está entre os mais pobres do país. O principal desafio na contemporaneidade é o êxodo dos jovens em busca de emprego nas cidades maiores. Segundo o IBGE, entre 2000 e 2007, quase 10% dos moradores deixaram Guaribas.

O Governo Federal permanece focado no combate a extrema pobreza e tem como objetivo alcançar a meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a Declaração do Milênio além desse, outros sete objetivos devem ser alcançados até o ano de 2015. São eles: 1. Educação básica de qualidade para todos; 2. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; 3. Redução da Mortalidade Infantil; 4. Melhoria da saúde das gestantes; 5. Combate a AIDS e outras doenças; 6. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e, 7. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.palmares.gov.br/2013/02/em-uma-decada-80-dos-brasileiros-sairam-da-extrema-pobreza/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.