ES – Vitória das comunidades da Chapada do A contra a Vale

A Vale enterrou de vez a ideia de construir uma siderúrgica em Ubu, próxima à cidade de Anchieta (ES). Avaliada entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões, a usina estava na pendência de um sócio para avançar. A decisão de arquivar Ubu faz parte do processo de ajuste da companhia, que extinguiu no fim do ano a diretoria global de siderurgia. Os conflitos entre Vale e populações locais vêm de longe e a desistência da siderúrgica depende disso também.

O fim de Ubu foi acompanhado da parada das obras de outra usina, a Alpa, no Pará. A CSP, no Ceará, representa, no momento, o único projeto siderúrgico que a Vale está tocando em conjunto com os coreanos DongKuk e Posco.

A partir de informações de Valor Online (31/01/2013)

Enviada por Pe. Dário.

http://www.justicanostrilhos.org/nota/1137

Comments (1)

  1. Foi e tem sido um ato de muita coragem dos Tupiniquim da Chapada do Á (Araputanga) iniciar e sustentar essa luta na qual estão envolvidos. Essa comunidade está localizada em uma das primeiras zonas de colonização portuguesa – a Aldeia de Iriritiba (ou Reriritiba, hoje cidade de Anchieta ES), cuja fundação é atribuída ao Padre Anchieta. Historicamente, ela tem sido alvo de espoliações de vários tipos. Para viabilizar a implantação da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU), em 2010, o então Governador do estado do Espírito Santo, Sr. Paulo Hartung – em sintonia com o Plano Diretor do Município de Anchieta e do Plano de Desenvolvimento ES 2025 – declarou de Utilidade Pública para fins de desapropriação uma grande área do município de Anchieta, destinada à criação do Pólo Industrial e de Serviços. Dentro dessa área estava a Chapada do Á. Por pressões, esse ato foi revertido.A luta continua. Monteiro, uma comuidade de parentes que é vizinha à Chapada do Á foi pressionada pela Vale a vender suas terras.A comunidade está firme e saba que há muita luta pela frente.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.