Cabral desmente Marta Suplicy sobre tombamento do Museu do Índio

Ministra defendeu Aldeia Maracanã que governo do Rio diz ser “invasão”

Jornal do Brasil – Caio Lima*

O governo Sérgio Cabral desmentiu a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), negando que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão ligado ao Ministério da Cultura (MinC), tenha recomendado ao estado do Rio tombar o antigo Museu do Índio, onde hoje vivem os indígenas da Aldeia Maracanã, que lutam para permanecer no local.

Na manhã desta quinta-feira (24), a assessoria da ministra divulgou nota na qual Marta manifestou a posição do seu ministério favorável à preservação da cultura indígena, com a permanência dos índios no local. Numa estocada  ao governo do estado, ela teria comentado com o vice-governador Luiz Fernando Pezão esperar que “prevaleça a sensibilidade do governo do estado”.

No final da tarde, porém, ela recebeu o troco. Em nota divulgada pela assessoria do Palácio Guanabara, o governo estadual lamentou a posição da ministra sobre o caso, desmentiu qualquer pedido de tombamento do velho prédio e classificou a “Aldeia Maracanã” como uma invasão.

“Há uma verdadeira distorção dos fatos históricos e recentes. O governo do Rio tem trabalhado com as aldeias indígenas do nosso estado de forma respeitosa e parceira”, diz a nota. “O Maracanã sim é tombado. E será renovado e modernizado para o Brasil e para o mundo”.

Advogado estranha declaração

Também o advogado da União Murilo Stratz, encarregado de manifestar a posição da União no processo em tramitação no Tribunal Regional Federal do Rio que analisa a suspensão da demolição do prédio, estranhou a manifestação da ministra. Segundo ele, o que consta de diversos processos são manifestações do Iphan não demonstrando interesse no tombamento do prédio.

Stratz tem até segundo-feira (28) para levar ao TRF-2 a posição do governo federal sobre o caso. Para isto, ele tem procurado ouvir os diversos órgãos diferentes como ministérios do Esporte, da Justiça, da Cultura, Iphan e o Grupo Executivo da Copa do Mundo.

Confira abaixo a íntegra da nota:

“O governador do estado jamais recebeu recomendação do Iphan para preservar o prédio que nem é tombado pelo próprio Iphan, apesar do próprio ser federal até dois meses atrás. Titular do Iphan durante os últimos anos, o arquiteto Carlos Fernando defendeu a sua demolição. O Maracanã sim é tombado. E será todo renovado e modernizado para o Brasil e para o mundo. 

O objetivo do governo é garantir a urbanização e mobilidade do público em torno do Maracanã. Há uma verdadeira distorção dos fatos históricos e recentes. O governo do Rio tem trabalhado com as aldeias indígenas do nosso estado de forma respeitosa e parceira. 

Chamar de “aldeia maracanã” a invasão em 2006 de um prédio federal abandonado é na verdade um desrespeito ao conceito de aldeia indígena.  

O governo do estado lamenta que a ministra da Cultura tenha se posicionado dessa maneira. Quanto ao respeito à diversidade, não há nesse país um governo estadual que mais lute por isso.”

*Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/01/24/cabral-desmente-marta-suplicy-sobre-tombamento-do-museu-do-indio/

Enviada por Sergio Ricardo Ecoverde.

Comments (1)

  1. “Quanto ao respeito à diversidade, não há nesse país um governo estadual que mais lute por isso”. Realmente não como negar que eles têm senso de humor… Ou será que pensam que somos completamente idiotas?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.