Nota do Fórum de Manguinhos de apoio a Aldeia Maracanã

O terreno do antigo Museu do Índio, no Maracanã Eduardo Naddar / O Globo

O Fórum do Movimento Social de Manguinhos expressa sua solidariedade aos companheiros e companheiras da Aldeia Maracanã, comunidade indígena que é contrária à desocupação e à demolição do prédio antigo do histórico Museu do Índio no Rio de Janeiro.

O Fórum, na luta desde 2007 por garantia de direitos nas comunidades de Manguinhos, considera que as lutas nas favelas e a luta dos índios são igualmente necessárias para construirmos uma cidade do Rio de Janeiro com justiça social, habitação saudável e cidadania ativa para todos os trabalhadores (as).

Consideramos inaceitável qualquer ameaça ou despejo com uso de violência por parte de aparato policial, seguindo ordem do Governo do Estado. É fundamental para a cidade do Rio de Janeiro que seja mantido esse patrimônio histórico da cultura nacional, território dos povos tradicionais e de defesa da população indígena.

A luta por direitos da favela de Manguinhos é solidária as lutas dos índios da Aldeia Maracanã e diz NÃO a qualquer projeto elitista de cidade que dê mais valor a estacionamentos e espaços privados do que museus, escolas e espaços públicos socialmente importantes para a população!

Fórum do Movimento Social de Manguinhos

Enviada por Leonardo Bueno.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.