O frasquinho da nascente do rio São Francisco

Odila Fonseca*

Não fora pelas grandes mudanças climáticas que acontecem no mundo, numa velocidade que o ser humano consegue acelerar, eu diria que poderíamos estar pensando novas formas de viver o mundo.

Ontem enterramos um amigo!

Eu o chamava de O FOTÓGRAFO DO RIO S.FRANCISCO. Na comoção da despedida final – a SOLIDÃO TOMOU NOSSAS ALMAS. Voltando para casa, levamos João no coração.

Manoel de Barros, no dia do enterro de Bernardo, seu amigo desde sempre disse:  – Deixei Bernardo no cemitério pela manhã. Ao anoitecer a solidão tomou conta de minh´alma.

Inspirei-me neste velhinho de 98 anos.

Ruben Siqueira,da CPT, chegou no momento final da despedida. Sem coragem de acreditar que o João tinha mesmo ido encontrar-se com outros amigos (como o Dércio Marques por exemplo) pediu para falar:

– Eu e João há pouco tempo atrás estávamos colhendo amostra nas águas do Velho Chico…então trouxe a última para ele.

Com as mãos tremendo e chorando muito mostrou o frasquinho com as águas da NASCENTE DO RIO S.FRANCISCO – SERRA DA CANASTRA – chegou a tempo de abençoar este FILHO DA TERRA.

Naquele momento pensei nos rituais de passagem. Talvez as cinzas dele estivessem melhor no Rio. Mas foi bonito o rito. Um violino tocou a INTERNACIONAL enquanto em outros lugares cantos eram cantados.

Tomei nas mão estas águas que sempre desejei conhecer misturando as águas do meu choro com a emoção de tomar nas minhas mãos o RIO S.FRANCISCO.

Quis deixar este momento registrado aqui.

PS: A aridez do Cemitério dos Amarais em Campinas-SP é de doer a alma.

*Odila Fonseca, Cineasta,sócia fundadora da UniANGATÚ;Personal&Professional Coach e Ionara Urrutia Moura,Professora,Doutora em Biologia-UNICAMP.

Enviada por Ruben Siqueira.

http://educomambiental.blogspot.com.br/2013/01/nao-fora-pelas-frandes-mudancas.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.