UNE lança sua própria Comissão da Verdade

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza, entre os dias 18 e 21 de janeiro, o seu 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) em Recife. Com a participação de quatro mil universitários de todo o país, o encontro terá, na sua abertura, o lançamento da Comissão da Verdade dos estudantes. A iniciativa pretende trazer luz ao desaparecimento, perseguição, tortura e morte de jovens brasileiros durante o período da ditadura militar

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade Cláudio Fonteles, o ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi e o presidente da Comissão de Anistia Paulo Abrão estão entre os convidados da abertura, que acontece às 18 horas no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além do lançamento da comissão estudantil, o ato terá a exibição de dois filmes que documentam a vida de dois jovens perseguidos e mortos pela ditadura no Brasil. Repare Bem, da diretora e atriz portuguesa Maria de Medeiros, traz revelações e relatos da família do militante Eduardo Leite, o Bacuri. Já Arquivo Honestino Guimarães, da diretora Paula Damasceno, apresenta a trajetória do estudante que foi presidente da UNE e declarado desaparecido no início dos anos 1970.

O Coneb da UNE traz o tema: “A luta pela Reforma Universitária: do manifesto de Córdoba aos nossos dias”. O encontro antecede a Bienal da UNE, maior festival estudantil universitário da América Latina, que acontecerá nas cidades de Recife e Olinda entre os dias 22 e 26 de janeiro.

Comissão da Verdade Estudantil

A União Nacional dos Estudantes (UNE) foi decisiva na luta contra a ditadura militar brasileira e reconquista da democracia. Porém, durante esse período, centenas de estudantes foram vítimas de tortura, prisões e assassinatos, sendo muitos casos ainda não esclarecidos. Pelo menos 46 ex-dirigentes da UNE estão listados como mortos pelo regime ou desaparecidos.

Com a criação da Comissão da Verdade estudantil, a entidade pretende levantar informações sobre esses episódios, apurar detalhes junto a famílias, universidades e a partir do acesso a documentos oficiais e dos resultados da investigação da Comissão Nacional da Verdade, criada em maio de 2012 pelo governo federal.

Homenagens

O estudante brasiliense Mateus Guimarães, sobrinho do ex-presidente da UNE Honestino Guimarães, também participará do ato e receberá homenagens em nome do tio, morto enquanto ocupava o cargo. Honestino tornou-se um símbolo da luta estudantil durante o regime, influenciando as gerações futuras e a resistência à ditadura.

Presenças

O ministro da Educação Aloizio Mercadante e o governador de Pernambuco Eduardo Campos estarão presentes no Coneb no domingo, 20 de janeiro. Eles debaterão o tema da reforma universitária no Brasil, defendida pela UNE. Também estarão presentes a reitora da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) Silvia Carolina Scotto e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anísio Brasileiro de Freitas Dourado.

Outros convidados

Participam do Coneb, durante os quatro dias de encontro, diversos outros representantes dos movimentos sociais, grupos de juventude, professores, políticos, artistas e intelectuais. Entre eles estão Nelson Breve (presidente da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC), o senador José Pimentel (PT-CE, e relator do Plano Nacional de Educação – PNE), Márcio Pochmann (ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA), Naomar de Almeida Filho (ex-reitor da Universidade Federal da Bahia), Raul Amorim (coordenador da Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), Luiz Cláudio Costa (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP), e Sérgio Custódio (presidente do Movimento dos Sem Universidade – MSU).

Sobre o Coneb

O Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE é um dos principais encontros do movimento estudantil brasileiro e reúne os Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) das universidades brasileiras. Neste ano, a UNE teve a inscrição recorde de mais de 3.500 entidades de todas as regiões do país. A etapa preparatória contou com debates locais e eleições dos representantes em cada universidade. O Coneb inclui painéis e grupos de discussão sobre temas ligados à universidade e ao Brasil, além de decidir os rumos e posicionamentos da UNE para o próximo período.

Bienal 

O Coneb é uma atividade que antecede a Bienal da UNE, em Recife e Olinda, entre os dias 22 e 26 de janeiro. A Bienal é o maior festival estudantil da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país com atividades de cultura, esporte, ciência, tecnologia e extensão. A Bienal é um reflexo da atual produção nas universidades do país. Em sua oitava edição,o evento traz neste ano o tema “A Volta da Asa Branca”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, celebrado no último dia 13 de dezembro.

Veja abaixo a programação completa do 14º Coneb.

18 de janeiro de 2013

– 8h às 18h: Recepção e credenciamento dos participantes do 14º CONEB da UNE
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 18h às 20h: Abertura do 14º CONEB da UNE
Exibição do curta metragem: Arquivo Honestino Guimarães – 16’40”
Direção: Paula Damasceno
Tema: Lançamento da Comissão da Verdade da UNE
Convidados: Paulo Abrão (presidente da Comissão de Anistia), Paulo Vanucchi (ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos – SDH), Cláudio Fonteles (jurista e coordenador da Comissão Nacional da Verdade – CNV), Mateus Guimarães (sobrinho de Honestino Guimarães e membro do Comitê pela Verdade Memória e Justiça do DF)
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 20h às 22h: Exibição do longa metragem “Repare Bem”
Diretora: Maria de Medeiros
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 20h às 22h: Alimentação
Local: Restaurante do 14º CONEB

19 de janeiro de 2013 – sábado

– 08h às 10h: Café da manhã
Local: Restaurante do 14º CONEB

– 10h às 12h: Ciclo de debates de conjuntura
Tema: A juventude na luta por um novo Brasil
Convidados: Raul Amorim (Coordenador da Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), Paulo Vinícius Santos Silva (Secretário de Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB), Lea Marques Silva (representante da Secretário de Juventude da Central Única dos Trabalhadores – CUT), Pablo Capilé (Fora do Eixo), Pedro Campos (ex-secretário geral da UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema: Democratização da mídia
Convidados: Altamiro Borges (secretario nacional para Assuntos de Mídia do PCdoB e presidente do Instituto Barão de Itararé), Laurindo Leal Filho (sociólogo, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP), Nelson Breve (presidente da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC), Carlos Lupi (presidente do PDT)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema: Financiamento público de campanhas eleitorais no Brasil
Convidados: Luciana Santos (deputada federal pelo PCdoB de Pernambuco e vice-presidenta do PCdoB), Ivan Valente (presidente do PSOL), Pedro Eugênio (deputado federal pelo PT de Pernambuco e presidente do PT-PE), Roberto Amaral (vice-presidente do PSB), Márcio Cabreira (representante do Partido Pátria Livre – PPL)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 12h às 14h: Almoço
Local: Restaurante do 14º CONEB

– 14h às 18h: Ciclo de debates sobre reforma universitária do 14º CONEB da UNE
Tema 1: Os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE)
Convidados: José Pimentel (senador pelo PT do Ceará e relator do Plano Nacional de Educação – PNE no Senado), Daniel Iliescu (presidente da UNE), Francisco das Chagas Fernandes (coordenador do Fórum Nacional de Educação – FNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 2: Democratização do acesso à universidade, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Convidados: Manuela Braga (presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES), Luiz Cláudio Costa (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP), Sérgio Custódio (presidente do Movimento dos Sem Universidade – MSU), Weverton Rocha (deputado federal pelo PDT do MA)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 3: A luta por assistência estudantil nas universidades brasileiras
Convidados: Ronaldo Crispim Sena Barros ( professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB e coordenador do Fórum de Assuntos Comunitários e Estudantis – Fonaprace), Antônio Simões Silva (representante da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação – Difes do MEC), João Luiz Martins (reitor da Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop), Mauricio Fernando Bozatski (secretário da Secretaria de Assuntos Especiais Estudantis da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS), Anderson Campos (assessor da presidência da Central Única dos Trabalhados – CUT)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 4: Pesquisa e inovação tecnológica no ensino superior
Convidados: José Luiz de Lima Filho (representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC), Celso Pinto de Melo (presidente da Sociedade Brasileira de Física – SBF), Luana Bonone (presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos – ANPG), Emerson Leal (professor de física da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 5: Hospitais universitários, Sistema Único de Saúde (SUS) e o desafio da saúde pública brasileira
Convidados: (representante da coordenadoria de Hospitais Universitários e Residências de Saúde do Ministério da Educação – CGHURS do MEC), Hugo da Costa Ribeiro Junior (diretor do Hospital Universitário Professor Edgar Santos – Hupes e presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino – Abrahue), Beatriz Rodrigues Abreu da Costa (doutora e presidenta da Associação Nacional de Médicos Residentes – ANMR), Maria do Socorro (presidenta do Conselho Nacional de Saúde – CNS), Natalino Salgado Filho (reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e presidente da comissão de hospitais universitários da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 6: Mobilidade acadêmica e cooperação internacional
Convidados: Paulo Speller (reitor da Universidade da Lusofonia Afro Brasileira – Unilab), Targino de Araújo Filho (reitor da Universidade Federal de São Carlos – UfsCar e presidente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM), Ricardo Guardia Lugo (presidente da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes – Oclae), Bruno Vanhoni (assessor de Relações Internacionais da Secretaria Nacional de Juventude), Alvaro Maglia (professor da Universidad de la República Uruguay – Udelar)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 7: Extensão como componente fundamental da formação acadêmica / 13º Seminário Nacional do CUCA
Convidados: Sandra de Fátima Batista de Deus (professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão – Forproex), Lucas Ramalho Maciel (coordenador da coordenadoria de Relações Estudantis do Ministério da Educação – MEC), Ubiratan Cassano (ex-coordenador do Projeto Rondon pela UNE), Mariana Berto Leal (Rede Unida e membro da Comissão Nacional do VER-SUS – Vivências e Estágios na Realidade do SUS)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 8: O sistema de avaliação educacional no ensino superior brasileiro
Convidados: Robert Evans Verhine (professor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes), Maria Cristina Falcão Raposo (diretora da Diretoria de Avaliação e Planejamento Institucional da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Rodrigo Pereira (mestre em educação e ex-diretor da UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 9: Democratização do acesso à universidade, Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantis (Fies)
Convidados: Paula Branco Melo (diretoria de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação – MEC), Valmor Bolan (presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni – Conap), Antônio Corrêa Neto (diretor da Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF do Fundo de Desenvolvimento da Educação – FNDE), Fabiana Costa (doutoranda em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP), Márcio Carvalho (coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude – SNJ)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 10: A universidade e a vocação pelo desenvolvimento regional
Convidados: Antônio Inácio Andrioli (vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS), Jaime Amorim (coordenador da Escola Florestan Fernandes), Tania Bacelar (professora do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Julianeli Tolentino de Lima (reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 18h às 20h: Grupos de discussão e atividades autogestionadas
Tema: Apresentação do relatório da Comissão de Análise da Expansão das Universidades Federais
Convidados: Maria Lúcia Cavalli Neder (reitora da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT), Joao Carlos Luiz Martins (reitor da Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop), Antônio Simões Silva (representante da Diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação – DIFES do MEC), Hercília Melo do Nascimento (presidente da Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Pernambuco – APG/UFPE), Tamara Naiz (tesoureira da Associação Nacional dos Pós-graduandos – ANPG), Yuri Pires (primeiro vice-presidente da UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 18h às 20h: Abertura do 13º Seminário Nacional do CUCA
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 22h às 02h: Atividade Cultural
Local: Concha Acústica da UFPE

20 de janeiro de 2013 – domingo

-0 8h às 10h: Café da manhã
Local: Restaurante do 14º CONEB da UNE

– 10h às 12h: Debate principal
Tema: A luta pela reforma universitária: do Manifesto de Córdoba aos nossos dias
Convidados: Aloízio Mercadante (ministro da Educação – MEC), Eduardo Campos (governador de Pernambuco), Silvia Carolina Scotto (reitora da Universidade Nacional de Córdoba – UNC), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado (reitor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Daniel Iliescu (presidente da UNE)
Local: Teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

– 12h às 14h: Almoço
Local: Restaurante do 14º CONEB da UNE

– 14h às 18h: Ciclo de debates sobre reforma universitária do 14º CONEB da UNE
Tema 11: O papel da universidade para o desenvolvimento nacional
Convidados: Luiz Gonzaga Belluzzo (economista e professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Ennio Candotti (físico e diretor do Museu da Amazônia), Márcio Pochmann (ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea), Olival Freire (físico e coordenador da secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 12: O papel da cultura na universidade / 13º Seminário Nacional do CUCA
Convidados: Juana Nunes (diretora da Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério da Cultura – MinC), Antônio Albino Canelas Rubim (secretario de Cultura do Estado da Bahia), Alexandre Santini (ex-coordenador geral do CUCA da UNE e coordenador do Programa Ação Griô), Gabriel Alves (presidente do CPC da Umes), Leonardo Bulhões (ex-diretor da UNE e diretor da Fundarpe),
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 13: Democracia e participação na universidade de hoje
Convidados: Paulo Henrique Rodrigues (coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras – Fasubra), Marinalva Silva Oliveira (professora da Universidade Federal do Amapá – UFAP e presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes), Flávio Lúcio Vieira (representante do Fórum dos Professores de Instituições Federais do Ensino Superior – Proifes), Valmir Assunção (deputado federal pelo PT da Bahia), Louise Caroline (ex-vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 14: Regulamentação do ensino superior privado
Convidados: Adércia Hostin (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee), Sólon Hornidas Caldas (diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – Abmes), Newton Lima Neto (deputado federal pelo PT de São Paulo e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados), Jorge Rodrigo Araújo Messias (secretário da Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação – Seres MEC), Antônio Ananias (ex-diretor da UNE e membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 15: O papel da universidade na melhoria da educação básica
Convidados: Heleno Araújo (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE/PE), Martinha Clarete Dutra dos Santos (diretora de Políticas de Educação Especiais do Ministério da Educação – MEC), Denio Rebello Arantes (reitor do Instituto Federal do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif), Dalila Andrade (professora de políticas públicas e educação do programa de pós-graduação da UFMG), Paulo Rubem Santiago (deputado federal pelo PDT de Pernambuco)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 16: Um novo currículo para a universidade brasileira
Convidados: Naomar de Almeida Filho (ex-reitor da Universidade Federal da Bahia – Ufba), Maria Lúcia Cavalli Neder (reitora da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 17: Autonomia e qualidade nas universidades estaduais
Convidados: Rangel Júnior (reitor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Carlos Calado (reitor da Universidade de Pernambuco – UPE e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem), Marcelino Granja de Menezes (secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), Júlio Cezar Durigan (reitor da Universidade Estadual Paulista – Unesp)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 18: Mulheres transformando a universidade
Convidados: Lucia Stumpf (ex-presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE), (representante da Universidade Federal do Amazonas – Ufam), Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes (vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Elba Ravane (secretária de Mulheres da Prefitura da Caruaru), Carolina Teixeira Alencar (membro do Conselho Nacional de Mulheres), Fabíola Paulino (ex-diretora de mulheres da UNE e militante da Marcha Mundial das Mulheres)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 19: Democratização do acesso a universidade, a lei de cotas
Convidados: Felipe Freitas (diretoria de Programas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR), André Lazaro (pesquisador da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – Flacso), Thiago Thobias (assessor do Ministério da Educação), Clédisson Júnior (membro do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial – CNPIR)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

Tema 20: A expansão do sistema federal de ensino superior
Convidados: Amaro Henrique Pessoa Lins (secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação Sesu/MEC), Carlos Edilson de Almeida Maneschy (reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA e presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes), Inácio Arruda (senador pelo PCdoB do Ceará)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 18h às 20h: Encontros da UNE
Temas: Encontro de entidades estaduais, federações e executivas de curso, frentes de luta e áreas de atuação da UNE
Convidados: Presidentes das entidades e diretores da UNE
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)

– 20h às 22h: Jantar
Local: Restaurante do 14º CONEB da UNE

– 22h às 02h: Atividade Cultural
Local: Concha Acústica da UFPE

21 de janeiro de 2013 – segunda-feira 

08h às 10h: Café da manhã
Local: Clube Português

10h às 14h: Plenária final do 14º CONEB da UNE
Local: Clube Português

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNE

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=203804&id_secao=8#.UPcskLO-BDc.facebook

Enviada por Margaret Pereira.

Comments (1)

  1. Pena que netes importantes eventos não se fale da presença dos universitarios indígenas e quilombolas e suas organizações.A UNE tb esta distante desta realidade?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.