PE – Barragem de Serro Azul: Camponeses protestam contra destruição de estrada utilizada para escoamento da produção

A estrada é a via de escoamento da produção de centenas de camponeses que vivem nos Engenhos que estão sendo atingidos pela construção da barragem.

No município de Palmares, localizado na zona da mata sul de Pernambuco, o Consórcio responsável pela construção da barragem de Serro Azul resolveu bloquear e destruir o trecho da PE 103 que liga as cidades de Palmares e Bonito. A medida prejudica o escoamento da produção e o direito de ir e vir de centenas de trabalhadores e trabalhadoras do campo que vivem nas proximidades da obra e que estão sendo atingidos pela construção da barragem desde 2011 (como os moradores dos Engenhos Verde, Engenho Canário, a comunidade do distrito de Serro Azul e o assentamento Serra dos Quilombos). As famílias ficaram indignadas com a situação e na última sexta-feira, dia 11, resolveram realizar uma manifestação no local para impedir que a empresa continuasse o bloqueio da estrada.

De acordo com informações no local, o Consórcio responsável pela construção da Barragem, CMT Engenharia e Triunfo Construtora, argumentou que o cronograma da construção da obra estava atrasado e resolveu bloquear a estrada, sem antes construir um desvio ou rota alternativa para as comunidades. Durante a manifestação, uma Comissão formada pelos moradores dos Engenhos se reuniu com representantes do Consórcio.

De acordo com Geovane Leão, agente da Comissão Pastoral da Terra, “os camponeses reafirmaram que a medida os deixaria isolados, dificultando ainda mais o escoamento de seus produtos. Os moradores exigem a manutenção e desbloqueio da estrada até que um desvio seja construído no local”.

Após a reunião, ficou acordado que o Consórcio CMT Engenharia e Triunfo Construtora deverá construir o novo acesso até a próxima quarta-feira, dia 17 de janeiro. Ainda de acordo com Geovane, caso o compromisso não seja cumprido, os trabalhadores e trabalhadoras estão preparados para realizar novas manifestações.

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Equipe Mata Sul

Geovane Leão

Fone: (81)8501.3935

http://www.cptne2.org.br/index.php/publicacoes/noticias/noticias/55-pe/3646-barragem-de-serro-azul-camponeses-protestam-contra-destrui%C3%A7%C3%A3o-de-estrada-utilizada-para-escoamento-da-produ%C3%A7%C3%A3o.html

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.