Treze municípios participarão da Campanha “ Juventude Marcada para Viver” voltada à redução da violência contra jovens negros no RJ

O Observatório de Favelas, com a Petrobras, o Meu Rio, os alunos da turma de 2012 da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) e a Agência Diálogos, formada por bolsistas da ESPOCC, promove a campanha “Juventude Marcada Para Viver”, pela redução da violência letal contra os jovens negros.

O objetivo da Campanha é apresentar, sensibilizar e mobilizar a população fluminense para a questão desses homicídios. Anualmente, cerca de 50.000 pessoas são assassinadas no Brasil. Desses, mais de 27.000 são jovens, sendo 72% negros, segundo o Mapa da Violência do ano de 2012.

O Brasil é considerado o quarto país que mais mata adolescentes no mundo e o risco de um brasileiro ser vítima de homicídio é 14 vezes superior para os adolescentes do sexo masculino e três vezes mais alto para os negros.

A Campanha tem relevância nacional e será lançada no dia 25 de fevereiro de 2013, com atuação nos 13 municípios fluminenses que estão entre os 132 que mais matam esses jovens no Brasil. O trabalho será feito em momentos diferentes nas quatro soluções que contribuem com a redução dos homicídios. São elas: policiamento comunitário, investigação dos homicídios, controle de armas e políticas públicas para juventude.

O Observatório de Favelas é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que há 11 anos analisa e propõe políticas públicas capazes de promover impacto social e que contribui com uma nova agenda para a cidade e com novas representações sobre o espaço popular. A ESPOCC é um dos seus projetos, que há sete anos propõe novas metodologias para uma comunicação mais crítica e popular, através do conceito de Publicidade Afirmativa. A escola é patrocinada pela Petrobras.

Para o sucesso dessa campanha, vamos criar uma rede de apoiadores nesses municípios e contamos com a sua parceria. Essa rede tem o desafio de pensar um plano de divulgação da Campanha em cada cidade, trocar dados e interagir nas redes sociais e ajudar a monitorar as políticas públicas nas esferas municipais. Contamos com a sua parceria e nos colocamos à disposição para mais informações ou dúvidas.

Endereço:
Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré.
Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21044-251

Telefones:
55 (21) 3105-4599
55 (21) 3105-0204

Email:
[email protected]

http://www.juventude.gov.br/juventudeviva/noticias/09-01-2013-treze-municipios-participarao-da-campanha-201c-juventude-marcada-para-viver201d-voltada-a-reducao-da-violencia-contra-jovens-negros-no-rj/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.