Arpa lança editais voltados para integração comunitária

Brasília – No âmbito do Subcomponente 2.3, de integração das comunidades, o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) lançou na última segunda-feira (7), dois editais de chamada de propostas para integração comunitária: o de Planos de Ação Sustentáveis (PAS) e o de Planos de Ação dos Povos Indígenas (PPI). O objetivo é promover a articulação e o fortalecimento institucional das organizações comunitárias e das comunidades residentes em unidades de conservação (UC) apoiadas pelo Arpa, ou que dela sejam usuárias.

O subcomponente 2.3 visa a utilização sustentável dos recursos naturais nas Unidades e o objetivo dessas chamadas, desenvolvidas pelo Arpa, é convidá-las para apresentarem propostas de Planos de Ação Sustentável e Planos de Ação dos Povos Indígenas para o período 2013-2014. Serão beneficiadas comunidades tradicionais habitantes em unidades de conservação federais e estaduais ou delas usuárias, que serão favorecidos com os PAS e povos indígenas cujos territórios tenham interface com unidades de conservação federais e estaduais, que possuam alguma relação com as mesmas, como utilização de áreas de importância sócio-cultural, de realização de atividades produtivas e de proteção territorial, que serão, por sua vez, beneficiados com os PPI.

Para cada unidade de conservação, o edital aportará o valor referencial de R$ 190 mil. Para o biênio 2013-2014, serão contempladas 19 unidades de conservação, cujas propostas de PAS e PPI tenham sido selecionadas. Para se candidatar aos editais, os formulários e demais documentos de apoio relativos à inscrição deverão ser enviados por correio postal, incluindo cópia digital de todos os documentos em um CD anexo, devidamente atestados e assinados pelo órgão gestor proponente, até 8 de abril de 2013.

A documentação deverá ser enviada para:

Marco Bueno (Programa Áreas Protegidas da Amazônia – Arpa)
Departamento de Áreas Protegidas – Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente – Edifício Marie Prendi Cruz, SEPN 505 Norte Bloco B – 4º andar, sala 405 CEP 70730–542 – Brasília/DF

Para maiores informações, enviar mensagem eletrônica para o e-mail [email protected] ou ligar para (61) 2028 2064.

Os Editais

Abaixo, disponível o download dos arquivos relacionados às chamadas. Para cada proposta, deve ser baixado o edital 1 e a planilha Excel ou o edital 2 e a planilha Excel.

Edital 1 – Arpa – Planos de Ação Sustentáveis
Edital 2 – Arpa – Planos de Ação Povos Indígenas
Planilha Orçamentária e Cronograma Planos de Ação

Fonte: Programa Arpa

Compartilhada por Ricardo Verdum.

http://www.jornalbrasil.com.br/?pg=desc-noticias&id=67985&nome=Arpa+lan%E7a+editais+voltados+para+integra%E7%E3o+comunit%E1ria

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.