“Sou Vânia Carvalho Guarani Kaiowá Munduruku Awá”

Me sentia feliz e orgulhosa em assinar o nome Vânia Carvalho Guarani Kaiowá Munduruku Awá no Facebook, uma forma de, publicamente, declarar o apoio aos Povos Indígenas, de demonstrar a indignação com o massacre diário que essas populações vem sofrendo. Uma forma de estar junto, de ampliar, além dos nossos “velhos emails”, como diz Tania Pacheco, para nossos amigos e parentes que muitas vezes não tem acesso a informação de qualidade sobre a questão indígena no Brasil, bastante camuflada pela mídia. Quantas vezes choramos juntos os assassinatos de lideranças indígenas, envenenamento das fontes de água, jovens acuados e suicidas, mulheres estupradas… Embora estivéssemos isolados em nossas casas e escritórios.

Um dia fiz uma pesquisa no Face e vi Guarani-Kaiowá em todas as cidades do Brasil, pequenas, médias e grandes cidades. Fiquei impressionada com o imenso apoio de milhares de pessoas se importando com uma cultura fundamental pra nós nesse momento de perigo concreto por que passa a humanidade pelo afastamento da natureza… Temos que descobrir uma forma de juntar novamente essas pessoas pra aumentar nossa esperança pois desde ontem o Facebook está impedindo as pessoas de permanecerem com sobrenomes indígenas, embora aceite nomes como “bolinha”, “machão”, “fofinha”… Quem quiser denunciar a retirada compulsória de seus nomes no Face pode mandar email para: [email protected].
http://redeanaamazonia.blogspot.com.br/2013/01/sou-vania-carvalho-guarani-kaiowa.html?showComment=1357931399800#c8990821895728084048

Comments (2)

  1. Fala sério!!! O pessoal do Face se acha mais elevado do que os povos indígenas que vivem em Paz com que Deus lhes ofereceu com os recursos da natureza. Não brigam, vivem em harmonia, são inteligentes em saber sobreviver na mata. Quero ver alguém que impediu isso no face sobreviver mais de 3 dias perdido na Mata Atlântica!! Que preconceito absurdo! Quem fez isso ainda vai levar muitas cabeçadas na vida! AQUI SE PLANTA…AQUI SE COLHE!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.