MS – Aguilera, 1º vereador indígena de Dourados, reúne lideranças e discute projetos

Silva Júnior / Fátima News

Antes mesmo de tomar posse no próximo dia primeiro, o vereador Aguilera de Souza (PSDC), promoveu um encontro com lideranças indígenas da Reserva Indígena de Dourados. A reunião bastante proveitosa foi realizada no último sábado na Escola Municipal Tengatui Marangatu e contou com a presença de um bom número de pessoas.

O ato convocado pelo primeiro vereador indígena da Aldeia de Dourados e também o primeiro eleito pela Democracia Cristã teve como alvo principal discutir propostas com os líderes, tendo por intuito alavancar melhorias visando beneficiar a maioria da população de mais de 13 mil índios das etnias guarani, caiuá e terena, residente no local.

– Nos encontros que mantive com secretários, deputados e o próprio prefeito Murilo, apresentei nossas prioridades e adiantei que não farei absolutamente nada sem antes conversar com vocês (lideranças), a partir de agora ninguém entra na nossa aldeia sem antes discutir conosco cada item – asseverou.

– Inclusive o Murilo já me apresentou como prefeito da aldeia – segue Aguilera. Durante a explanação, sugeriu inicialmente a possibilidade de se criar um Departamento Indígena e até mesmo uma Secretaria, para cuidar exclusivamente das ações relacionadas às causas desse povo que necessita de uma atenção especial em todos os setores.

– Estamos em processo de montagem de nossa equipe de trabalho, mas a partir de primeiro de janeiro, espero iniciar gestão junto aos órgãos responsáveis para juntos traçarmos um plano ousado, criativo e prático, para beneficiar nossa comunidade em áreas como educação, agricultura, esporte, assistência social, piscicultura, lazer e entretenimento – disse.

Para Aguilera é inadmissível mais de trinta e oito tanques para criação de peixes parados na reserva. Ele disse que vai cobrar investimentos na infraestrutura da aldeia como estradas e até no saneamento básico, como esgoto e água tratada para todos.

– Não prometo mudanças mirabolantes, até porque estou chegando agora na Câmara, agradeço a cada um de vocês pela confiança e a direção do meu partido PSDC, mas uma coisa posso garantir, muito trabalho e transparência na nossa caminhada.

Aguilera também apresentou alguns nomes que vão compor sua equipe, como o chefe de gabinete, que será o professor Josias Aedo.

 Lideranças

Além de Josias Aedo, também estavam na reunião Isaque Souza (presidente da Associação dos Professores Indígenas); Silvio Deleão (presidente do Conselho Indígena); Vilmar Machado (Capitão da Aldeia Jaguapiru); Diomar Peixoto, Leomar Mariano (lideranças); Denes Silva Figueiredo (presidente Comissão Eleitoral da Aldeia Jaguapiru); Silvano Silva Duarte (presidente Conselho Indígena da Aldeia Bororó), Maximimo Rodrigues, Ernesto Davilam (liderança); Fernando Souza (presidente do Conselho Distrital da Saúde Indígena); Odalia Reginaldo Faustino Souza, Plácito Benitez, dentre outros.

http://www.fatimanews.com.br/noticias/aguilera-1-vereador-indigena-de-dourados-reune-liderancas-e-discute-pr_142236/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.