BA – Relatório mostra que projeto do Porto Sul ameaça um dos mais importantes corredores ecológicos das Américas (com link para baixar)

Enviado para Combate ao Racismo Ambiental por Stéphen Munduruku Kaiowá 

Um relatório, concluído recentemente, revela a riqueza de um dos trechos mais significativos para a conservação da natureza no continente americano, o Corredor Ecológico Esperança Conduru, situado na região de Ilhéus, no sul da Bahia.

Inserido no Corredor Central da Mata Atlântica, que abriga toda a província biogeográfica do Sul da Bahia, o trecho entre o Rio Santana e o Rio de Contas foi estudado pelo Jardim Botânico de Nova York e Ceplac, e depois por muitos outros cientistas, que comprovaram a sua extraordinária biodiversidade em muitos grupos taxonômicos.

Mesmo depois da União e do Estado da Bahia definirem esta área como um Hotspot de biodiversidade, criando um amplo sistema de áreas protegidas, inclusive a APA da Lagoa Encantada, a Valec e o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia aprovaram junto ao IBAMA uma ferrovia e um porto (o Porto Sul) para exportação de minério de ferro extraído em Caetité, de uma empresa do Cazaquistão – a ENRC -, com a sua filial, a BAMIN.

O impacto destes empreendimentos é de altíssima importância, segundo a Avaliação Ambiental Estratégica realizada pela COPPE e financiada pelo próprio estado da Bahia, e os seus danos serão irreversíveis.

Toda pessoa que se junta a esta campanha de preservação de nosso meio ambiente aumenta nossa força de ação.

Por favor, separe um minuto para assinar este abaixo assinado e compartilhar com todos que você conhece. Clique AQUI! Para baixar o Relatório, clique AQUI.

Vamos fazer a diferença junt@s!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.