PA – Carta dos alunos da turma de Magistério do Projeto Ibaorebu sobre as ameaças e violações aos direitos indígenas na região do Tapajós

“Nós, alunos do Projeto Ibaorebu e comunidades Munduruku, localizadas no Município de Jacareacanga, estado do Pará, Brasil, vimos por meio desta reivindicar ao Governo nacional e entidades internacionais a revogação da Portaria 303 da AGU e PEC 215, que desrespeitam os direitos dos Povos Indígenas garantidos na Constituição Federal de 1988. As referidas Portarias são ameaçadoras para a preservação do território indígena e suas culturas. Na oportunidade reivindicamos atenção dos governantes para que os Artigos 231 e 232 da Constituição Federal sejam respeitados e cumpridos.

Ressaltamos, ainda, nossa preocupação diante dos grandes projetos do Governo, especialmente as HIDRELÉTRICAS, que afetarão nosso território tradicional, nossa cultura, causando futuramente o desaparecimento da nossa história milenar, o desaparecimento dos lugares sagrados, nos impedindo de praticarmos nossa religiosidade tradicional.

Ressaltamos os fatos chocantes ocorridos com o povo Munduruku, como o ataque dos Policiais Federais, na Aldeia Teles Pires, quando ocorreu o assassinato de um indígena Munduruku, que abalou diretamente todo o Povo Munduruku. Diante disso pedimos aos governantes do mundo VALORIZAÇÃO E RESPEITO para com os povos indígenas, e QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA para punir os culpados da morte do parente. O que os Policiais Federais cometeram é injustiça contra a nação Munduruku, somos oriundos dessa terra e merecemos respeito.

Não somos assassinos e nem bandidos para sermos atacados pela polícia, somos um povo que tem história, a língua e a cultura, merecemos ter paz e vida digna para manter os nossos costumes e repassar esse conhecimento de geração em geração.

A nossa luta sempre continua em defesa do nosso direito”.

Compartilhada por Bebel Gobbi.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.