Na ONU, indígena brasileiro fala sobre a cultura do povo Huni Ku

Tuwe Huni Ku? na ONU

No encontro “Tuwe e o sonho de um jovem realizador indígena”, ele contou sobre a história da sua comunidade, que vive no Acre; Tuwe ganhou uma bolsa de estudos e aprende inglês em Nova York.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York

Um jovem líder indígena da região amazônica do estado do Acre esteve na sede das Nações Unidas nesta sexta-feira, para falar sobre a cultura e os direitos do povo Huni Ku? Kaxinawá.

Tuwe Huni Ku? tem 28 anos e ganhou de uma ONG uma bolsa de estudos para aprender inglês na Universidade de Nova York. Ele está em Manhattan deste setembro e contou à Rádio ONU suas impressões sobre a ilha.

Diferenças

“Não é fácil chegar até aqui, sair do meio da floresta e chegar em Nova York, ‘do outro lado do mundo’. A impressão para mim foi muito forte, em relação à questão cultural, social, política, o clima. A realidade é totalmente diferente da cultura do meu povo, de onde vivo. Antes de eu viajar, eu pensava que o mundo todo era como a minha aldeia, cheio de florestas, cheio de biodiversidade, cheio de harmonia e de paz. Mas comecei a perceber que cada lugar tem a sua realidade.”

Aulas de Inglês

O escritório do Fórum Permanente dos Assuntos Indígenas da ONU convidou Tuwe Huni Ku? para um debate sobre a situação dos indígenas brasileiros e sobre os vídeos que ele produz sobre seu povo. No encontro “Tuwe e o sonho de um jovem realizador indígena”, ele falou das suas aspirações.

“Meu sonho é poder ajudar o meu povo, para a gente melhorar a nossa qualidade de vida, ter mais autonomia, mais empoderamento. Um outro sonho é poder aprender inglês e usar essa linguagem como ferramenta de trabalho para poder comunicar melhor com o mundo global, porque eu sou um articulador, um multiplicador e um mensageiro do meu povo.”

Tuwe Huni Ku? planeja continuar estudando inglês em Nova York até maio do ano que vem.

Compartilhado por Lúcia Carneiro.

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/12/na-onu-indigena-brasileiro-fala-sobre-a-cultura-do-povo-huni-kui/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.