Release do V Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas de MG 2012

O V Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas de Minas Gerais realizou-se nos dias 30, 1 e 2 de dezembro no distrito de Ipoema, município de Itabira, Minas Gerais. O evento teve por principais objetivos a eleição da nova diretoria da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais – N’Golo, a articulação de comunidades quilombolas das diversas regiões do estado, a elaboração de uma proposta conjunta dessas comunidades nas temáticas relacionadas ao território, saúde, educação e geração de renda e o diálogo com os órgãos públicos relacionados à temática quilombola.

Ao todo, participaram 79 comunidades quilombolas, provenientes das regiões do Rio Doce, Central, Baixo e Médio Jequitinhonha, Norte, Centro-Oeste, Zona da Mata e Mucuri, totalizando um número de 291 quilombolas participantes. Na ocasião, estiveram presentes apoiadores e palestrantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Instituto de Direitos Humanos e alguns pesquisadores.

Representando o Governo, o evento contou com a presença de representantes  do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Minas Gerais (INCRA); Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER); Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (SEPPIR); Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEDESE); Subsecretaria de Agricultura Familiar de Minas Gerais (SEAPA) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O encontro foi realizado pela Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais e contou com o apoio de articulação da Rede de Educação Cidadã (RECID) e do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) e com o apoio financeiro do Instituto Cenibra, Oi Futuro, Cáritas Brasileira e Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

Reeleita como presidente, Sandra Maria da Silva, exercerá seu segundo mandato ao lado de outros 15 diretores de diversas regiões do estado, cumprindo dessa forma, seu papel representativo e articulador dos interesses das comunidades tradicionais remanescentes de quilombos de nosso estado.

Enviada por Pablo Matos Camargo para a lista CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.