ES – Índios guarani preservam sua história e cultura

Henrique Alves

A história abaixo e outras situações vividas por esse núcleo religioso guarani, bem como os hábitos e cultura, estarão presentes no encontro deste sábado (8), na Aldeia Indígena Três Palmeiras, em Aracruz. Será lançado o Glossário Guarani e inaugurada a Sala Audiovisual Sepé Tiaraju.

O grupo Guarani que está tratando da sua história cultural são herdeiros da xamã Tatantin-Rua Retée (na foto, à direita, como que abençoando o indiozinho), que conduziu seu grupo, desde o Rio Grande do Sul, sempre pelo litoral, em busca da Terra Sem Males. Eles são oriundos da República Guarani que os jesuítas instalaram em território brasileiro, uruguaio, argentino e paraguaio.  

A suspeita e tê-la encontrando foi quando ao atravessarem a foz do Rio Piraquê-Açu, em Santa Cruz, desconfiaram que pelas características do local, a terra estava próxima. Seis quilômetros depois encontraram os Tupinikim e por lá ficaram. A xamã achou que havia enfim chegado à Terra Sem Males.

Anos mais tarde, os eucaliptos e os interesses econômicos da então Aracruz Celulose (hoje Fíbria) os expulsaram. Foram para Guaparari, mas voltaram para a região e lá estão até hoje.

Tatantin viveu por 104 anos e morreu no Espírito Santo; foi enterrada no cemitério de Santa Cruz. Pouco antes de sua morte, ela, por situações que identificava como uma xamã, como a morte prematura de algumas crianças, e outros episódios que ocorreram, a levaram à conclusão de que tinha errado ao apontar a região como o local da Terra Sem Males.

Deixou tarefas para um descendente seu, um pajé, para recorrer ao Deus da Montanha, para obter a indicação de onde deveria seguir o grupo. Hoje eles vivem na região, mas também recorrem a um terreno que ocupam na Serra do Caparaó, no sul do Espírito Santo, para que o pajé consiga contato com o Deus da Montanha. Nos últimos dez anos ele vem tentando, mas sem resultados.

Serviço
A Festa de Lançamento do Glossário Guarani acontece neste sábado (8), a partir das 9h, na Aldeia Indígena Três Palmeiras. Rodovia ES 010, Km 45, s/n, Aracruz. A programação segue até as 20h. Entrada franca. Informações; (27) 9989-7967.

http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=3865&secao=17

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.