Descontentes, Caciques Xavantes fecham a FUNAI em Barra do Garças

Perspectivas do Mato Grosso

A sede da FUNAI em Barra do Garças foi fechada ontem (5), pelos caciques Xavantes de 9 terras indígenas.

Os índios Xavantes estão descontentes com a frequente ausência do administrador da FUNAI, Robson, em Barra do Garças. Segundo as lideranças indígenas de 9 terras xavantes, este administrador nunca deixa um substituto, alega não ter recursos e sempre está usando carro locado para seus traslados. Ele deixa a desejar e a única alternativa foi o fechamento do local com uma corrente e um cadeado.

Os Caciques das Terras Xavantes Sangradouro, São Marcos, Parabubure, Areuins, Pimentel Barbosa, Ubawawe, Paranatinga, Campinápolis e Nova Xavantina lacraram a sede da Funai em Barra do Garças, e prometem não permitir a reabertura antes que seja resolvida a questão.

Segundo o Cacique da Aldeia Nossa Senhora Aparecida, Tsuime Abhoodi, o administrador local desrespeita os índios Xavantes, sempre em viagens, nunca disponível para atender os indígenas, informa sempre que não tem recursos.

Entre as reclamações, está a ausência da entrega das sementes. Segundo o Cacique Tsuime, os índios prepararam a terra para o plantio das roças e não têm o que plantar. Alguns, que tinham guardados sementes, mesmo em péssimas condições, estão plantando mandioca, batata e cará, mas estas sementes não têm boa qualidade.

Cacique Tsuime afirmou: “Muitas coisas são feitas sem consultar as lideranças indígenas, sem nenhuma consideração em relação às nossas necessidades, acho que teríamos que ser consultados sobre as decisões.

Inclusive, o Cacique afirmou que estão sendo ameaçados de morte, em São Marcos, por um capataz de nome Márcio, de uma fazenda Morada ou Recanto dos Anjos. Por não ter apoio da FUNAI em Barra do Garças, procuraram por conta própria a Polícia Federal e não puderam ser atendidos; pretendem fechar a fazenda  pois se sentem ameaçados.

Esta ação de fechamento da FUNAI em Barra do Garças está sendo apoiada pelos Caciques Aniceto, Mário Lúcio, Adalberto e Timóteo.

A FUNAI  foi procurada por telefone para se manifestar sobre o assunto, e não retornou as ligações até o momento .

http://www.perspectivasmt.com.br/2012/12/descontentes-caciques-xavantes-fecham.htmlEnviada por Tsitsina Xavante.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.