MG – Parque Nacional da Serra do Gandarela ameaçado pela VALE

Por Movimento Gandarela

Comunicamos que a Vale S.A. pediu Licença de Operação de Pesquisa Mineral (LOP) para fazer 227 praças de sondagem geotécnica e 26,20 quilômetros de acessos complementares para seu empreendimento na Serra do Gandarela, incluindo as barragens de rejeito na bacia do Ribeirão da Prata (águas Classe 1).

Denunciamos como muito grave esta tentativa da Vale S.A. de iniciar o projeto Mina Apolo na Serra do Gandarela, à revelia do processo de criação do Parque Nacional e da relevância ambiental para Belo Horizonte e sua região metropolitana, especialmente no que se refere à produção de água e biodiversidade.

Mais grave ainda é que parte das sondagens (e seus inúmeros impactos) estão dentro dos limites propostos para o Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Leia a versão completa deste comunicado e entenda melhor esta denúncia:

 PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA AMEAÇADO

Enviada por Daniela Vieira para a lista CEDEFES.

http://aguasdogandarela.org/page/comunicado-19nov12?xgs=1&xg_source=msg_share_page

Comments (1)

  1. Olá, tudo bem?

    Nós somos da Ikebana Flores e estamos com um projeto bastante interessante para quem se preocupa com os problemas ambientais. Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Parque Nacional da Serra do Gandarela que fica em Minas Gerais, correto? Nós estamos desenvolvendo um projeto para mobilizar os blogueiros em torno do plantio de árvores nativas nas áreas mais degradadas do parque.

    A idéia é tentar mobilizar o maior número de pessoas para realizar o plantio de novas mudas no parque, saiba mais em nosso site: http://www.ikebanaflores.com.br/catalog/category/view/s/plante-uma-arvore/id/77/ e também em nosso blog: http://www.ikebanaflores.com.br/blog/campanha-plante-uma-arvore-ajude-a-ikebana-a-preservar-a-serra-da-gandarela/

    Esperamos sua resposta. Grato!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.