CEAO: lançamento dos livros “Escravidão e Suas Sombras” e “Cansaço, a longa estação”, 28/11

A Livraria LDM, a EDUFBA  e a Boitempo convidam para o lançamento dos livros:

Escravidão e Suas Sombras
Orgs: João José Reis e Elciene Azevedo

A obra reúne ensaios escritos pelos membros do grupo de pesquisa Escravidão e invenção da liberdade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia. Para os organizadores, a história da escravidão é bem mais longa do que a da liberdade, que também pertence ao que eles denominam “sombras da escravidão”, fenômenos históricos que se projetam no tempo, para além da Abolição, ou se articulam com a instituição do cativeiro enquanto existiu.

Constituído por nove capítulos, sendo um deles escrito por João José Reis, um dos organizadores da obra, Escravidão e suas sombras traz temas como violência do tráfico de escravos e rituais africanos, reunidos em histórias que permitem uma leitura plural, transigente e aberta sobre os personagens e as instituições que compuseram a paisagem da escravidão e da liberdade no Brasil.

João José Reis é historiador, graduado pela Universidade Católica do Salvador, mestre e doutor em História pela University of Minnesota.

Elciene Azevedo possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Cansaço, a longa estação
Ogn: Luiz Bernardo Pericás

Pericás presenteia o leitor com uma narrativa e linguagem próprias do sertão, cobrindo de estranheza e mistério a realidade. O vocabulário, explicado em um extenso e instigante glossário, é também um protagonista na ficção do historiador, que, imerso na experiência sertaneja e cangaceira, traz à tona um rico repertório de “palavras reunidas num fraseado melódico ao mesmo tempo fluido e truncado como, de resto, é a vida no sertão”, conforme explica no texto de orelha o professor de literatura brasileira e pesquisador da USP Flávio Aguiar. “É uma viagem no espaço e no tempo, e também nos vários registros linguísticos de nosso país, em particular do seu mundo rústico.”

Luiz Bernardo Pericás é escritor e historiador formado pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP e pós-doutor em Ciência Política pela Flacso (México).

Serviço:

Quarta-feira, 28 de novembro, a partir das 18h,

na LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

(Praça Castro Alves, s/n – Centro)

Outras informações:

(71) 3277-8622 / eventos@livrariamulticampi.com.br

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.