Governo de Mato Grosso do Sul é o pior em transparência no País, aponta estudo

Mato Grosso do Sul caiu de 18º em 2010 para último lugar em 2012

Wendell Reis

Um estudo feito pelo site Contas Abertas avaliou o site do Governo de Mato Grosso do Sul como o menos transparente entre todas as 27 unidades da Federação. Os dados são baseados na Lei Complementar 131/2009 (LC 131), que obrigou a divulgação na internet de informações sobre a execução orçamentária e financeira dos estados.

A média no Brasil foi de 5,74 pontos, mas o Mato Grosso do Sul aparece em último lugar e foi o único a receber nota inferior a três pontos, com sofríveis 2,98 pontos. O Estado foi o que mais perdeu em relação à primeira avaliação, em 2010, diminuindo 1,46 ponto. Em 2010, o estado ocupava a 18ª posição, com 4,44 pontos.

Segundo o levantamento, entre as principais deficiências do Estado está à impossibilidade de se fazer download das informações, pequena série histórica, de apenas três anos, baixo detalhamento da execução orçamentária e a ausência de informações sobre servidores, contratos e convênios. O baixo número de informações sobre licitações também contribuiu para a avaliação pífia.

O índice da Associação Contas Abertas foi formado por especialistas em finanças e contas públicas. As notas levam em conta mais de 100 parâmetros, divididos entre Conteúdo (60% da nota), Usabilidade (33%) e Série Histórica e Frequência de Atualização (7%). Mato Grosso do Sul recebeu nota 2 em conteúdo, 9 em histórico, e 3,44 em usabilidade.

O Estado considerado mais transparente é São Paulo, que recebeu nota 9,29, seguido por Espírito Santo, 8,73 pontos, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Rio Grande do Sul.

http://www.midiamax.com/noticias/825812-governo+mato+grosso+sul+pior+transparencia+pais+aponta+estudo.html

Enviada por André Luís Silva Lima.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.