“Parabéns, Umbanda”

Por Oluandeji

Hoje é o dia especial, marcado por mais de 100 anos de luta com muita caridade e sabedoria dos guias espirituais. Minhas saudações aos Caboclos, Pretos velhos e todas as entidades que nessa religião se manifestam.

Não concordo com quem fundou a Umbanda seja Zelio, mas acredito que ele foi uma das bandeiras de lutas e deve ser lembrado e respeitado.

Para mim a Umbanda é uma Religião que mesmo que não se inicie como no candomblé, tem seus fundamentos próprios e que cultua os Orixás.

Para quem conhece os rituais, eu destaco o trabalho da mata, onde sua energia é impar e fortalece os filhos de pemba.

Parabéns à Umbanda e aos Umbandistas e que essa data seja de comemoração sem perder o senso crítico e nunca esquecer que é de lutas diárias internas e externas que irá manter a Umbanda com liberdade em suas tradições.

Meu Makuiu, Kolofé, Motumbá, Saravá, a bença…

“Filhos de Umbanda balança mais não cai”

https://mail.google.com/mail/u/0/?shva=1#inbox/13b04003d0aa8790

Comments (1)

  1. Bem, sobre quem fundou a Umbanda meio dificil de dizer,pois não existe uma fonte única que reflita a origem da Umbanda. Cada vertente tem suas origens e história. Na década de 70, aceitou-se que o anunciador da umbanda tenha sido “Zélio Fernandino de Moraes”, através do Caboclo Sete Encruzilhadas, em 1908. Porém, afirma-se também que o trabalho dos guias (pretos velhos, caboclos, crianças, exus, etc.), é bem anterior ao de Zélio. Na internet encontramos vários assuntos farto material a respeito. Mas versões muito desencontradas. AUmbanda é uma prática muito primitiva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.