Dia da Consciência Negra terá Evento no Centro Europeu

“Mulheres Negras: Histórias de resistência, de coragem, de superação e sua difícil trajetória de vida na sociedade brasileira” é o livro dos assistentes sociais Adeildo Vila Nova e Edjan Alves dos Santos que terá lançamento dia 19 de novembro, a partir das 10 horas, no Centro Europeu Santos, na Rua Timbiras, número 7.

A publicação é uma realização da Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista (AFROSAN), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio da sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE) e o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo. O livro também será lançado em São Paulo, no próximo dia 22, às 19h, na Casa das Rosas, na Av. Paulista, 37.

A atividade faz parte das comemorações do dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Durante o evento, a professora Elisa Lucas Rodrigues falará sobre o tema do livro. Os autores fazem a apresentação da obra e, em seguida, vão autografar exemplares.

O livro traz a história de vida de oito mulheres negras de origem pobre, que conseguiram ascender socialmente, politicamente e/ou profissionalmente. São histórias de resistência, de coragem e de superação na sua difícil trajetória de vida. Resultado de um trabalho de pesquisa científica para a conclusão do curso de graduação em Serviço Social, dos estudantes e agora profissionais do Serviço Social, Adeildo Vila Nova e Edjan Alves dos Santos a obra inclui pesquisa bibliográfica extensa e mais de 10 horas de gravação de entrevistas. Os autores acreditam que o trabalho será mais uma fonte de pesquisa para futuros pesquisadores, tendo em vista a escassez de bibliografias que tratam desta temática.

Entre as conclusões do estudo, o fato de que ser mulher e negra no Brasil significa estar inserida num ciclo de marginalização e discriminação socioeconômica e racial. Para os autores, a melhoria da posição social do negro, e especificamente da mulher negra, é o resultado de um esforço gigantesco demonstrado através da sua capacidade de resiliência, de enfrentamento e de superação destas desigualdades.

De acordo com a pesquisa, os autores apontam as políticas de ações afirmativas como uma das estratégias para a superação dessas desigualdades e disparidades existentes entre o homem e a mulher, entre os negros e os não negros.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA TERÁ EVENTO NO CENTRO EUROPEU

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.