Munduruku – Um desabafo de Telma Monteiro que este Blog assume plenamente!

Pessoas que me acompanham, não acredito que seja justo tudo o que está acontecendo com os Munduruku. Não consigo assimilar que a PF ataca a aldeia com armas pesadas, helicópteros, atira em indígenas assustados e sai dizendo que isso é uma operação para coibir garimpo de ouro em terras indígenas.

Afinal há um monte de grandes empresas brasileiras e internacionais minerando em unidades de conservação e na espera da autorização do DNPM para extrair riquezas, principalmente ouro, das terras indígenas. Pior, o governo está estimulando a tramitação de um PL para “legitimar” a mineração em Terras Indígenas respaldada em “experiências” exitosas na Austrália e Canadá.

Pergunto até quando, nós, cidadãos cientes das leis, dos nossos direitos e deveres e conscientes de estarmos num regime democrático, vamos tolerar que nosso iguais sejam tratados como entraves ao crescimento (não ao desenvolvimento) que vai beneficiar apenas empreiteiras de grandes obras que bancam campanhas milionárias para eleger políticos que fingem se preocupar com os destinos do país.

Isso é um desabafo!

Enviado por Telma Monteiro Guarani Kaiowá Munduruku e assinado também por nós.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.