PE – IV Encontro Nacional da Rede Mangue Mar Brasil: Privatização das Águas Públicas e os Conflitos Socioambientais na Zona Costeira do Brasil, 07 a 09/12

Estudos mostram que 50% da população mundial vivem em cidades localizadas a menos de 100 km da linha de costa (SHUVAL 2006 apud STEWART et al. 2008). No Brasil, estudos mostram que 1/3 da população vive a beira-mar e cerca de 50% vive a menos de 200 km da costa (MMA/2008). O resultado disto tudo é a forte pressão que os grupos extrativistas vêm sofrendo com a expansão de atividades fortemente impactantes do ponto de vista social e ambiental, tais como a carcinicultura, monocultivo de eucalipto e cana-de-açúcar, turismo desordenado e predatório, especulação imobiliária, pesca predatória, poluição química das indústrias, além dos portos, e barragens construídos sem considerar estudos de viabilidade social e ambiental.

Com objetivo de fortalecer a articulação, discutir e exigir o cumprimento de reivindicações que cessem os impactos causados as comunidades costeiras, a Rede MangueMar Brasil,  estará realizando no período de 07 a 09 de dezembro de 2012, o IV Encontro Nacional da Rede Mangue Mar Brasil, com lema: Privatização das Águas Públicas e os Conflitos Socioambientais na Zona Costeira do Brasil.

Esse seminário é uma promoção da Rede MangueMar Brasil, que conta com o apoio de: CESE, CASA, SOS MATA ATLÂNTICA  PREFEITURA DE TAMANDARÉ, CEPENE e FUNDAJ.

O Encontro será realizado no Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Nordeste, e terá a participação de: Pescadores e Pescadoras Artesanais, Pesquisadores, ONGs entre outros.

Confira abaixo a programação:

Para maiores informações entra em contato com a equipe organizadora:

Alberto Silva 81 9752-3161(TIM), Manoel Pedrosa 81 8891-5155(oi) e Severino Antonio 81 9211-0439 (claro) 81 9972-6546 (TIM), e por e-mail:[email protected]br.

http://www.redemanguemar.org.br/

Comments (1)

  1. Olá Rede Mangue Mar,

    Sou Patricia, voluntária da Ouvidoria do Mar. Estamos entrando em contato com as redes de pescadores e redes que atuem nas zonas costeiras, pois estamos construindo um diagnóstico sobre essas redes para pedir por melhorias junto às autoridades responsáveis. A participação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia é muito importante. Precisamos que preencham o formulário do Autodiagnóstico abaixo, é bem simples:

    http://ouvidoriadomar.wix.com/ouvidoria3#!projetos/c21kz

    Estou à disposição para ajudar no que for preciso!

    Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.