Aprovado: projeto nomeia o primeiro herói nacional indígena

No dia 31 de outubro, foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura o parecer do deputado Jean Wyllys, a favor da aprovação do Projeto de Lei (PL) 3724/2012, de autoria do Deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que propõe a inserção do nome do Cacique Serigy no Livro de Heróis da Pátria – hoje com dez nomes, sendo nove homenageados brancos e um negro.

O Cacique Serigy se destacou por ter liderado uma forte milícia indígena contra os invasores portugueses, por mais de 30 anos. Não se tratava de uma resistência apenas pela preservação do seu povo, mas também pela justiça e pelo direito à terra. Em 1590, após um mês de batalha contra uma esquadra de guerra, os portugueses conquistaram a cidade de Aracaju e dizimaram a tribo do Cacique Serigy.

A repressão contra os povos indígenas não é característica exclusiva da colonização portuguesa. Neste exato momento, a comunidade Guarani-Kaiowá luta pela demarcação de suas terras no Mato Grosso do Sul, cuja reintegração de posse foi decretada pela justiça do município de Naviraí em favor dos latifundiários, o que motivou a decisão desse povo de morrer coletivamente e ser enterrado no território em disputa, junto aos seus antepassados.

A inscrição do Cacique Serigy no Livro dos Heróis da Pátria é um marco decisivo, não só rumo ao reconhecimento da contribuição dos povos indígenas para a história do Brasil, mas, principalmente, ao reconhecimento da vergonhosa negligência estatal em relação aos direitos dos povos indígenas.

Leia aqui a íntegra do parecer.

Enviada por Ro’otsitsina para lista CEDEFES.

http://www.liderancapsol.org.br/noticias/2178-aprovado-projeto-nomeia-o-primeiro-heroi-nacional-indigena.html?349dca8a83294b3c55eb74a2686523b3=4f63e53dffc63459c165680cb1957ef0

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.