BA – Novo vazamento paralisa as atividades da INB

Tanque de armazenamento de ácido da INB

Por Gilmar Ferreira dos Santos

Desta vez um tanque que estoca 100 mil litros de ácido sulfúrico vazou. Em menos de um mês, quando mais de quatrocentos quilos de urânio vazou, no dia 18/10, em Caetité- BA, um outro acidente nas Indústrias Nucleares Brasileira – Unidade de Concentrado de Urânio (INB-URA) põe em risco a saúde dos trabalhadores e da população. O vazamento, desta vez, aconteceu na última sexta-feira, 02/11, e foi bem maior do que os que geralmente ocorrem.

Os operadores estavam fazendo a drenagem do ácido para uma das bacias que estocam licor de urânio. A tubulação furou e com as chuvas a contenção transbordou levando ácido sulfúrico para o reservatório de água pluvial.  O sistema de drenagem de água de chuva da INB é falho, o reservatório é pequeno e quando chove geralmente transborda para o meio ambiente.

Em outubro de 2009 ocorreu o vazamento de solvente carregado de urânio para este mesmo reservatório que transbordou levando a contaminação para o meio ambiente e toda área abaixo da planta química da INB – URA. Mesmo sendo um acidente de grandes proporções o coordenador de Produção da URA, em entrevista ao Jornal BA TV, transmitido pela TV Bahia, disse ter vazado 500 litro de querosene. Na verdade foram 30 mil litros de licor de urânio para as células da área 160 e posteriormente um volume proporcional de solvente carregado com urânio vazou para o meio ambiente.

Um dos questionamentos que se tem feito é se as pessoas das comunidades vizinhas são alertadas quanto à possibilidade de serem atingidas pelos vazamentos frequentes da INB.

Os vazamentos de ácido sulfúrico são corriqueiros nas INB – URA e há muito tempo os operadores se queixam. O risco à saúde e segurança das pessoas que ali trabalham são grandes, as tubulações que transportam o ácido são todas velhas e enferrujadas, nunca foram trocadas, e quando vaza a INB troca somente o pedaço do tubo que furou.

http://cptba.org.br/2012/11/05/novo-vazamento-paralisa-as-atividades-da-inb/#more-1795

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.