Piora em crise com índios no Mato Grosso do Sul faz deputados pedirem intervenção da ONU e da presidente Dilma Rousseff

A decisão de duas aldeias de índios guarani-kaiowá de irem às últimas consequências para evitar ser despejados das terras onde vivem no Mato Grosso do Sul fez a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM) apelar ao Palácio do Planalto e às Nações Unidas (ONU)

Terra de Direitos

A presidenta em exercício da CDHM e o segundo vice-presidente, respectivamente deputados Erika Kokay (PT-DF) e Padre Ton (PT-RO), falarão à imprensa quarta-feira (31/10/12), às 9.45, sobre os pedidos de mediação enviados à presidenta Dilma Rousseff e ao Relator Especial sobre Direitos dos Povos Indígenas, James Anaya.

Na coletiva, que ocorrerá no auditório do Conselho Federal de Psicologia (CFP), os parlamentares também relatarão as diligências feitas pela Comissão na região de conflito, as discussões com os envolvidos na questão e as propostas apresentadas para se chegar a uma solução. Há poucos dias, os índios das aldeias Passo Piraju –próxima a Dourados– e Pyelito Kue –nas cercanias da cidade de Iguatemi– afirmaram estarem dispostos a desobedecer a ordem de despejo determinada pela Justiça Federal. A decisão em caráter liminar, que envolve mais de 500 pessoas e favorece fazendeiros, preocupou a Comissão de Direitos Humanos.

Diante das sucessivas perdas de terras que os guarani-kaiowá têm sofrido décadas seguidas muitos deles apresentaram casos de depressão e vários até se suicidaram. De acordo com informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entre 2003 e 2011, a média anual de suicídios desses índios no Mato Grosso do Sul superou os 20 casos.

“Não se pode descartar o suicídio coletivo. Há dados sobre vários casos de suicídios de guarani-kaiowá nos últimos anos”, observou o deputado Padre Ton (PT-RO). Ele lembrou que a Comissão já comunicou ao Ministro da Justiça e à Funai que o pior tem grandes chances de acontecer, mas até agora não foram tomadas medidas concretas.

Na coletiva, além dos deputados, estarão presentes o índio Elizeu Guarani e as representantes do CFP, Monalisa Barros – diretora representante do presidente da entidade, Humberto Verona – e Sandra Amorim, que integra o órgão no Mato Grosso do Sul.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/515105-piora-em-crise-com-indios-no-mato-grosso-do-sul-faz-deputados-pedirem-intervencao-da-onu-e-da-presidenta-dilma-rousseff

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.