Seminário discute situações análogas à escravidão

Seminário discute situações análogas à escravidãoRegina Bandeira, Agência CNJ de Notícias

As situações trabalhistas semelhantes à escravidão foram tema do último debate desta quinta-feira (25/10) no II Simpósio Internacional para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em São Paulo. Chefe da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Renato Bignani disse, durante o debate, acreditar que cerca de 60% do tráfico de pessoas no Brasil é para fins de trabalho escravo. Segundo dados do Ministério, desde 1995, mais de 44 mil brasileiros foram libertados de trabalhos análogos ao escravo no País.

Durante sua exposição, Bignani mostrou algumas evidências encontradas durante as inspeções do Ministério do Trabalho, como planilhas de gastos com trabalhadores contendo descontos ilegais, fotos de comida estragada fornecida aos trabalhadores e até berços onde ficavam crianças recém-nascidas cujas mães eram trabalhadoras de indústrias têxteis, uma das principais utilizadoras de mão de obra escrava no País.

“Estamos longe do fim do trabalho escravo. Mais do que fiscalização é preciso que a população tenha educação e trabalho para não se sujeitar a condições subumanas para sobreviver”, disse Bignani.

Após o último painel, os participantes do Simpósio conferiram a exposição itinerante instalada no foyer do prédio do Ministério Público Federal. O II Simpósio Internacional para Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas terminou nesta sexta-feira (26/10), quando as autoridades abordaram o tráfico para fins de remoção de órgãos e a cooperação jurídica internacional na área criminal.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21831:seminario-discute-situacoes-analogas-a-escravidao&catid=223:cnj&Itemid=583

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.