Defensores preparam Campanha Nacional da Defensoria Pública de 2013

A ANADEP se reuniu, nesta terça-feira (23.10), na sede da Entidade, em Brasília, com defensores públicos de vários estados, entre eles membros do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), para discutir o planejamento estratégico da Campanha Nacional da Defensoria Pública 2013, que tratará da “Execução Penal”. O tema foi escolhido durante a plenária de encerramento do V Congresso Interamericano das Defensorias Públicas, realizado em agosto deste ano, em Fortaleza (CE).

Durante o encontro, ficou definido que o foco da Campanha vai ser a atuação da Defensoria Pública na ressocialização do preso, assegurando assistência jurídica integral e gratuita para ele e seus familiares.

Além disso, os defensores definiram o direcionamento para algumas ações da campanha como a realização dos mutirões e a produção da cartilha. Destacaram ainda a importância de elencar no material de divulgação boas práticas desenvolvidas pelas Defensorias Estaduais para proporcionar uma pena humanitária e ampliar as oportunidades para os egressos.

Para o presidente da ANADEP, André Castro, a campanha de 2013 cumprirá um papel importante na quebra do preconceito que ainda existe em relação ao preso e à própria atuação do defensor público. “A Constituição Federal é muito clara e prevê que qualquer pessoa tem direito a defesa, por isso não temos que ser constrangidos por atuarmos na área penal,” pontua o presidente.

Entre as novidades previstas para a Campanha do próximo ano, um grupo de defensores ficou responsável por apresentar proposições legislativas para solucionar questões polêmicas como a revista em dia de visita e ainda permitir que o egresso seja reinserido na sociedade com condições de uma vida digna, tendo em mãos documentos como CPF e carteira de trabalho.

Reunião com os assessores de comunicação:

No próximo dia 8 de novembro, os assessores de comunicação das Associações estaduais e das Defensorias Públicas também vão ser convidados para debater o tema e alinhar as estratégias de comunicação para a Campanha de 2013. A reunião será organizada pela equipe de comunicação da Entidade, na sede da ANADEP, em Brasília, a partir das 9h.

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/inicial

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.