Espetáculo “O Negro, a Flor e o Rosário” circula por Minas Gerais

Musical criado por Maurício Tizumba faz dez apresentações abertas e gratuitas

“Então resolvi contar umas poucas histórias. Histórias que falam do Negro, da Flor e do Rosário. Da resistência, da beleza e da fé”. É com essa frase que começa o espetáculo cênico-musical “O Negro, a Flor e o Rosário”, criado pelo cantor e compositor Maurício Tizumba, em parceria com o cordelista Vítor Alvim. Versando sobre as histórias de lutas e sobre a religiosidade do povo negro brasileiro, a peça iniciará nesta semana nova temporada passando por Pains (26/10), São José da Lapa (29/10), Betim (30/10), Prudente de Morais (31/10) e Sarzedo (1/11). As apresentações, gratuitas, serão realizadas em escolas da rede pública, mas estão abertas à comunidade. “Quisemos ir para as escolas pela importância de contar essa história aos jovens. Uma história muitas vezes ignorada pela historiografia oficial, mas que diz de quem somos”, explica Maurício Tizumba.

O musical divide-se em seis contos (Orixás, Zumbi dos Palmares, Dandara, Saci-Pererê, Cosme e Damião e Nossa Senhora do Rosário) e apresenta ao público – de forma lúdica e bem-humorada – a trajetória de personagens mitológicos ou reais que contribuíram para a criação do imaginário que envolve a cultura afro-brasileira. Usando dança, tambores, cantos e bonecos como recursos cênicos, o “Negro, a Flor e o Rosário” traz em seu elenco o ator, cantor e dançarino Benjamin Abras acompanhado pela Trupe Negra (Viviane Coelho, Elisa de Sena, DéboraGuimarães, Eneida Baraúna, Simone Meireles, Tásia D’ Paula, Daniele Anatólio, Maíra Baldaia e Josi Lopes).

A circulação tem patrocínio das empresas Ical, Eimcal, Mineral Mineração e Mineração Usibrita, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:

São José da Lapa, dia 29 de outubro, segunda-feira

E.M Profa. Maria de Lourdes Pereira, às 10h

E.M Profa. Odete Rodrigues Ferreira, às 15h

Betim, dia 30 de outubro, terça-feira

E.M Desembargador Souza Lima, às 10h

E.M Barão do Rio Branco, às 15h

Prudente de Morais, dia 31 de outubro, terça-feira

E. E Antônio Delphino dos Santos, às 10h e às 15h

Sarzedo, dia 1º de novembro, quarta-feira

E.M Antônio Pinheiro Diniz, às 10h

E.M Profa. Efigênia Mendonça Pinheiro, às 14h

Espetáculo “O Negro, a Flor e o Rosário” circula por Minas Gerais

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.