Devolvam a Ilha do Fogo ao Povo Brasileiro

A Ilha do Fogo localiza-se na calha do Rio São Francisco, entre as cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, sendo assim a divisa natural entre Bahia e Pernambuco. É dividida em duas partes pela Ponte Presidente Dutra (BR – 407) que faz a ligação rodoviária dessas duas Unidades da Federação.

A Ilha do Fogo tem sua importância na construção da identidade do povo do sub-médio do rio São francisco, isso se percebe pela aura mística que a cerca, muitas lendas foram construída a partir de lá, podemos citar a lenda da Serpente encantada e do nego d’ água.

A ilha do fogo sempre foi um bem público acessado pelas comunidades menos abastadas das duas cidades para práticas de lazer e esporte.

Além disso, existe na Ilha uma colônia de pescadores, a pelo menos 30 anos, que retira o sustendo de 40 famílias das águas do velho chico.

A ocupação do Exercito Brasileiro representa um risco ao patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico. A restrição ao uso do bem público representa uma violação aos Direitos Humanos, negando ao povo ribeirinho o direito ao lazer e ao trabalho digno.

Assine aqui a petição.

Enviada por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.