Humorista acusa PMs de racismo contra seu filho

Apesar de achar que seu filho de 20 anos foi alvo de racismo em ação policial, Hélio de la Peña não pretende apresentar queixa na delegacia

Redação Bonde

Hélio de La Peña acusa policiais militares de “racismo” contra o seu filho Joaquim, de 20 anos, durante uma abordagem na última sexta-feira (19). Segundo o humorista, o filho e mais três colegas foram abordados por volta das 17h de forma grosseira e ostensiva no bairro Leblon, na zona sul.

Após revista agressiva, os meninos foram liberados com um pedido de desculpas e justificativa de que a ação teria a finalidade de evitar um assalto à uma agência bancária.

“Meu filho não é exatamente caucasiano”, reforça o humorista.

Na opinião de Hélio a situação ocorreu devido a cor de pele de seu filho.”Meu filho está meio chocado, foi a primeira fez que aconteceu isso com ele”, afirmou. 

Hélio revelou sua indignação e denunciou o caso à imprensa. “Fui alvo desse tipo de ação durante muito tempo na minha juventude, achei que isso estivesse passado, principalmente agora que a polícia do Rio está passando por um momento elogiável. É uma pena que ocorram procedimentos dessa natureza”, concluiu, informando que não pretende fazer queixa na delegacia.

De acordo com o UOL, a assessoria de comunicação da Polícia Militar do Rio de Janeiro disse que os policiais “utilizam critérios técnicos e objetivos para efetuar a abordagem de pessoas”.

“Os profissionais são treinados para observar aspectos como comportamento suspeito, características do local ou informações previamente enviadas à corporação. Não são levadas em consideração no momento da ação policial questões étnicas”, informou por meio de comunicado.

(Com informações do UOL)

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-2–140-20121023

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.