Nos próximos dias 25 e 26 de outubro de 2012 o Centro de Formação Frei Humberto recebe o Seminário Energia Eólica e Conflitos Ambientais na Zona Costeira. O evento tem como objetivo promover o debate sobre energia eólica a partir dos seus impactos sociais e ambientais.
O seminário é uma realização do Instituto Terramar, Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e Departamento de Geografia da UFC e contará com a participação de comunidades tradicionais costeiras, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e acadêmicos.
Confira a programação:
25 de Outubro – Aberto ao público
9:00 – Tribuna Popular: Desenvolvimento, Injustiças e Racismo Ambiental na Zona Costeira: um olhar a partir dos Territórios.
11:00 – Energia Eólica e Impactos Sociais e Ambientais na vida das Comunidades Tradicionais Costeiras
14:00 – Roda de Conversa e Troca de Experiências com comunidades do Rio Grande do Norte e Bahia
16:00 – Questão Energética no modelo de desenvolvimento do Brasil: um olhar a partir das lutas por Justiça Ambiental
19:00 – Lançamento do Livro “Ambientalização dos Bancos e Financeirização da Natureza”, realizado pela Rede Brasil de Instituições Financeiras Multilaterais. Essa atividade vai acontecer no Auditório da Faculdade de Educação da UFC.
26 de Outubro – restrito às comunidades, movimentos sociais, organizações e pessoas convidad@s, realizadores e parceiros do evento
Dia Todo: Plenária de Construção de Articulações e Agendas Possíveis
Realização
Instituto Terramar
Rede Brasileira de Justiça Ambiental
Departamento de Geografia da UFC (Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais – DG/UFC e Programa de Pós-Graduação em Geografia -DG/UFC)
Parceiros
Fórum em Defesa da Zona Costeira
Observatório de Políticas Públicas no Ceará
Rede Brasil
Plataforma Dhesca Brasil
Apoio
La Sociedad Sueca para la Protección de lá Naturaleza
EED/PPM
ICCO/Kerk In Actie
Heinrich Böll Stiftung
Enviada por Cristiane (Terramar).