Empresa aceita reivindicações e índios começam a desocupar obras de Belo Monte

Índios, pescadores e ribeirinhos bloquearam o acesso das máquinas ao canteiro de obras da usina

Pedro Peduzzi
Da Agência Brasil

A Norte Energia, empresa responsável pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e os líderes dos índios chegaram a um acordo, nesta terça-feira (16), durante reunião de conciliação coordenada pelo procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai) Leandro Santos da Guarda.

De acordo a Norte Energia, a empresa concordou integralmente com a pauta de reivindicações dos índios. Entre elas, a construção de escolas, de hospital e de casas.

Ainda segundo a Norte Energia, os índios já começaram a sair da área da ensecadeira (pequena barragem provisória) ocupada desde o dia 8, em uma das frentes da obra na localidade de Pimental.

Quanto aos pescadores ribeirinhos, que também ocupam o local e participaram da reunião de hoje, a Norte Energia informou que a pauta de reivindicação será discutida amanhã (17), em Altamira.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/16/empresa-aceita-reivindicacoes-e-indios-comecam-a-desocupar-bras-de-belo-monte.htm

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. Verena Glass ?@VerenaGlass
    A notícia de q os índios deixaram a ensecadeira agora a noite é falsa. Amanhã retoma-se reunião p/ discutir demandas de pescadores e demais
    (Copiado do Twitter XinguVivo)

    E isso aí tá parecendo estranho mesmo. Que pauta é essA? A pauta não inclui paralisação até cumprimento das condicionantes?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.