Carta Aberta do Movimento Negro Unificado

O Movimento Negro Unificado, Organização Política Negra com 38 anos de existência vem perante a População Brasileira e em especial à maioria de negros e negras manifestar-se e denunciar o grave aprofundamento do racismo, expresso através do verdadeiro Genocídio que os nossos Jovens vem enfrentando, bem como, o aprofundamento dos ataques através da três esferas de Estado, (Legislativo, Executivo, e Judiciário) que os Direitos da Comunidades Tradicionais, Quilombolas, Ribeirinhos, Pescadores vem sofrendo, com dezenas de Assassinatos de Lideranças, e um número maior de ameaçados de morte.

Tal aprofundamento da violência contra o nosso povo, se dá  no marco de uma capitulação total desse Governo e seus aliados ao Projeto de Neocolonização a serviço do Grande Capital Nacional e Internacional, representado pelas Grandes Empreiteiras, Mineradoras, Petroleiras, Papeleiras, Agronegócio, etc. e o único espaço reservado para nós é aquele dos cemitérios, ou uma integração, enquanto, colonizados ou subalternos ao jogo e Projeto Político Dominante.

As Eleições Municipais ocorrem no País Inteiro, e apesar das numerosas candidaturas negras proporcionais, e até, para Prefeitos, vemos uma ausência total de foco e Projeto Político que reflita as necessidades de nosso Povo.

As Tropas brasileiras seguem no Haiti, promovendo o massacre daquele povo Heróico e se preparando para intervir em nossas Comunidades para garantir, não a segurança do povo, mas a tranqüilidade da exploração Capitalista.

Além disso, no Brasil, paira sobre as Comunidades Quilombolas, da grande maioria delas, a ameaça da destruição, através do Racismo Institucional. O Governo Federal e seus Gestores, no que se refere a temática Quilombola, não cumpre os preceitos legais  no que se refere a demarcação e titulação dos territórios Quilombolas, cujo exemplo maior está expresso na Situação da  Comunidade Quilombola do Rio dos Macacos.

Fazemos um chamado a todos(as), negros(as), a todos lutadores sociais, independente de referenciais partidários, sindicais a cerrar fileiras e exigir:

Exigimos do Governo Brasileiro a retirada das tropas do Haiti e que o governo pare com a matança a serviço do agronegócio, empreiteiras, etc.

Rio dos Macacos.

Em primeiro lugar, exigimos que se interrompam imediatamente as hostilidades contra a comunidade quilombola do Rio dos Macacos feitas pela Marinha brasileira e governo brasileiro, e que seja, na forma da IN-57 do INCRA, Publicado Imediatamente o Relatório Técnico da Comunidade, bem como,  todas as comunidades em conflito e ameaçadas e que sejam garantidos seus direitos como previsto nos artigos 68 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da constituição federal de 1988 bem como nos artigos 215 e 216 da mesma e da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Exigimos que seja garantida a sua reprodução física, cultura, social e econômica com reconstrução das casas, das casas de farinha, hortas, pomares, etc. Exigimos a reconstrução dos terreiros de religião destruídos pela Marinha Brasileira, com medidas emergenciais com conteúdo reparatório pelos crimes de lesa humanidade cometidos contra a comunidade quilombola e a garantia de permanência dos quilombolas no Rio dos Macacos, em seu território ancestral.

Por fim, exigimos que a Presidenta Dilma implemente a aplicação do Decreto 4887/2003, marco legal fundamental para a regularização e titulação dos territórios quilombolas, em todas as dimensões de seu governo, direitos estes ameaçados tanto pelo descaso do governo federal pela inúmeras situações de violência e morte de quilombolas em seus territórios, como pelos ataques das bancadas ruralistas, evangélicas e do agronegócio através da ADI 3239 do DEM, que, se acatada pelo STF, as comunidades quilombolas voltarão ao período da escravidão.

Não ao retrocesso, exigimos que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue improcedente a ADI do DEM como forma de efetivamente, exercerem liberdade e dignidade e direito com a titulação e desenvolvimento dos territórios quilombolas.

   Fora a Marinha do Quilombo do Rio dos Macacos!

   Fora o IBAMA/ICMBio do Quilombo São Roque!

   Fora as tropas do Haiti!

   Reparação ao povo negro e quilombolas e ao povo haitiano!

   Titulação dos territórios quilombolas Já!

MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO

Enviada por Marta Almeida Filha.

Comments (7)

  1. Milton,
    obrigada pela informação, mas não temos como verificá-la, pois não temo acesso ao saite.
    Quem sabe alguma pessoa que acompanha o blog e é cadastrada dá uma olhada…
    Tania.

  2. Boneco Pescador – Coleção Cultural

    com Dotz DZ 2.486

    Boneca Piladeira – Coleção Cultural

    com Dotz DZ 2.486
    Encontrei no sitio do dotz quatro tipo de bonecos que à minha forma de entender é puro racirsmo.
    Boneco Pantaneiro – Coleção Cultural

    com Dotz DZ 2.728

    Boneco Cururu – Coleção Cultural

  3. A Luta continua.
    O povo carnavalesco de Porto Alegre, após muita pressão da sociedade, teve o local de desfile transferido para um local distante na capital. Em 2006 o local destinado se tornou Patrimônio Histórico,Cultural e Turístico do Estado do RS,porém, desde 2006, não concluiram o Complexo Cultural do Porto Seco e hoje, este espaço está sendo utilizado para tráfico de drogas, prostituição infantil, ou seja, sem segurança, entregue a própria sorte. Estamos com um abaixo assinado e convidamos para abraçar conosco esta luta. segue link do abaixo assinado:http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N30430 Tenho o entendimento de também tratar se de um Ato de Racismo Ambiental e Institucional por parte do Poder Público. Att,

  4. Reginaldo Bispo,Coordenador Nacional de Organização do Movimento Negro Unificado – MNU, parabéns pela dignidade e lua,nunca fui muito de ser ligado a movimentos por algumas vezes ter tido muita discordância diante a atitudes de interesses de grupos,que não legitimam de fato as demandas dos povos,mas não é que fiquei esperançoso de fato estou afinando as ideias,Mojubá axé wanju…

  5. Prezados Ney Didan e Amarildo Carvalho, juntem-se a nós. Nos sentimos honrados com irmãos como vcs, entre os poucos que ainda guardam a dignidade, e altivos, em pé, reagem ao sistema de cooptação e vassalagem, na qual se enfiou a maioria do Movimento Negro desse país.

    Aqueles que em gratidão eterna às migalhas oferecidas por governos de partidos A,B,C, conluiam e calam-se, diante das maiores violências contra nosso povo, para não perder seus projetos, cargos e soldos.

    O alinhamento do MNU tem que ser com o povo negro, os trabalhadores, empregados ou não, os indígenas, quilombolas, ombreados a todos os oprimidos e solidários, de qualquer cor ou raça.

    Nossa luta é contra o RACISMO, as injustiças e opressão do sistema, do capitalismo e do imperialismo.

    Reginaldo Bispo – Coordenador Nacional de Organização do Movimento Negro Unificado – MNU de Lutas, Autônomo e Independente (de partidos e governos).

  6. Caraca, me senti representado por essa manifestação escrita. Me senti orgulhoso de ver o MNU “forçar” a agenda e pauta política, expressar suas opiniões de firma autonoma e firme, ainda que digam que está “fora da ordem”, mas, estar na ordem é capitular e em respeito a luta antiracista e anticapitalista, a hora é essa. Viva o MNU!

  7. Movimento Negro MNU mostra a cara, denunciando o grave aprofundamento do racismo no Brasil silenciados iminentemente pelas amarras politicas…..

    Fico esperançoso em saber que ainda existe no atual cenário brasileiro, movimento negro independente, compromissado com o Brasil negro, preocupados de fato com as efetivação das demandas históricas do nosso povo,que não se contentam apenas com Estatuto Racial de papel, e não se silenciaram pelas conveniências das amarras Parabéns..MNU Ney Didãn

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.