Hospitais particulares terão que reservar vagas para negros

Objetivo é garantir que a população afrodescendente tenha acesso à rede de saúde

Agência Câmara

O Poder Público pode ser obrigado a fazer parcerias com os hospitais particulares para que seja reservado um percentual de vagas à população afrodescendente. É o que prevê um Projeto de Lei em tramitação na Cãmara dos Deputados. A proposta, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), inclui dispositivo à Lei 12.288/10, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial.

O objetivo, de acordo com o autor, é garantir que a população afrodescendente tenha acesso à rede de saúde, uma vez que não há vagas em número suficiente nos hospitais públicos. “O acesso à saúde é uma garantia constitucional que não vem sendo cumprida, especialmente quando se trata da mulher e da população afrodescendente.”

Marinho cita dados da 3ª edição do estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, que mostra que as mulheres negras têm menos acesso a exames.

“No País, 36,4% das mulheres de 25 anos ou mais nunca fizeram o exame clínico de mama. Entre as brancas, a proporção é de 28,7%. Entre as negras, sobe para 46,3%. E essa desigualdade também se mantém se o recorte for entre mulheres com mais de 12 anos de estudo: 10,5% das mulheres brancas com esse nível educacional não fizeram o exame. No caso das mulheres negras, 18%”, argumenta.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/hospitais-particulares-ter-o-que-reservar-vagas-para-negros-1.40581

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.