Pará tem a primeira cooperativa indígena do Brasil

O cooperativismo avança de maneira forte e organizada, gerando emprego e distribuindo renda de forma mais justa em todo território brasileiro. No município de Santa Luzia do Pará, nordeste do estado, a 180km da capital, Belém, a realidade não é diferente. Ali, o Sistema OCB/Sescoop-PA ajudou a constituir a Cooperindamazon (Cooperativa Indígena da Amazônia), tornando-se a primeira cooperativa indígena do Brasil, formada por 20 índios da etnia Tembé, composta por oito tribos diferentes.

Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-PA, Ernandes Rayol, os indígenas se reuniram em cooperativa para produzir açaí e pescado, com a intenção de conquistar a independência financeira daquele povo. Eles já conseguiram financiar um caminhão, por intermédio do Banco da Amazônia, para transportar a produção para ser comercializada na capital.

O presidente da Cooperindamazon, Antônio Macaco, acaba de firmar parceria com a Seapac (Secretaria de Aquicultura e Pesca do Pará) para fornecer os alevinos, curso de treinamento e assistência técnica para ajudar os cooperados no crescimento da produção de pescado nas aldeias da região.

Antônio Macaco disse ainda que o objetivo do projeto de constituição da cooperativa é, primeiramente, abastecer as próprias aldeias, trazendo benefícios diretos para alimentar o povo e comercializar o excedente da produção no mercado. O presidente declarou que o primeiro passo já foi dado e a próxima meta será a instalação de uma agroindústria para beneficiar os produtos da região para agregar valor nos produtos.

Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM

http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=18989

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.