Carta Final da Juventude Indígena do Estado de Roraima

Nós, jovens indígenas dos povos Macuxi, Wapichana, Taurepang, Sapará e Ingarikó, reunidos nos dias 15 a 17 de setembro de 2012, no Centro Regional Lago Caracaranã, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no II Encontro Estadual da Juventude Indígena de Roraima, estivemos refletindo e discutindo sobre o tema “Em defesa do Meio Ambiente Saudável e Desenvolvimento Sustentável de Nossos Territórios Tradicionais”, conforme o compromisso assumido no I Encontro da Juventude Indígena. Contamos com a participação de professores, tuxauas e lideranças de nossas comunidades e com a presença das organizações CIR, OPIR e OMIR, bem como entidades parceiras como a FUNAI, Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima – UFRR, Instituto Socioambiental – ISA, e Diocese de Roraima.

Queremos manifestar nossa preocupação com a situação que vivemos no âmbito da educação escolar indígena, onde ainda percebemos problemas graves nas infraestruturas de nossas escolas e a permanência de um sistema de ensino que não está voltado para nossa realidade e não nos prepara suficientemente para enfrentar os desafios nossas comunidades.

Preocupam-nos, de modo particular, os problemas que ainda acontecem em nossas comunidades e que atingem principalmente a nossa juventude, como a bebida alcoólica, a presença cada vez mais frequente de problemas com a droga e os casos de abuso sexual e gravidez precoce.

Discutimos também os problemas e desafios que hoje existem para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável nas nossas comunidades. Destacamos também outros problemas como a poluição dos rios em nossos territórios, a destruição das matas, os recursos naturais que vão ficando cada vez mais escassos e a questão do lixo dentro das comunidades, que precisa ser bem discutida.

Diante de todos estes desafios, queremos manifestar nossa determinação e nosso compromisso, como juventude indígena de Roraima, para fortalecer nossa presença e participação no movimento indígena, junto às comunidades, nossos tuxauas e lideranças, Conselhos Regionais e organizações indígenas. Somos cientes da luta de nossos tuxauas e lideranças e de todas as conquistas que eles conseguiram. Nós, juventude indígena, assumimos essa história de luta e nos comprometemos dar continuidade, conscientes dos desafios que temos pela  frente.

Entre nós, tem jovens formados em diversas áreas, Administração, Medicina, Direito, Saúde, Licenciatura, Agropecuária, Manejo Ambiental e Gestão Territorial, entre outras. Que podem estar colocando seus conhecimentos e experiência a serviço das comunidades e regiões, para procurarmos alternativas concretas e viáveis.

Nós, jovens indígenas, temos também propostas para o bem de nossas comunidades e de nosso povo. Propostas como:

– Buscar uma educação escolar indígena realmente voltada para nossa realidade, que contemple projetos produtivos, projetos de pesquisa, cursos técnicos e educação ambiental. Uma educação escolar que contemple dentro do seu ensino a participação dos jovens nas reuniões e assembleias regionais e estaduais.

– Criação de campus de extensão de Ensino Superior dentro das terras indígenas e a discussão de uma futura Universidade Indígena, como discutida em várias assembleias.

– Evitar queimadas, e buscar alternativas de reciclagem com materiais dentro de nossas escolas e comunidades.

– Promover oficinas, seminários e palestras de conscientização com os jovens em nossas regiões, que ajudem a sensibilizar sobre os problemas que estamos vivendo nas comunidades e dos nossos direitos.

– Criação de uma Feira de Produção dos jovens indígenas e favorecer as iniciativas de produção nas suas comunidades.

– Levantamento das potencialidades das comunidades e mapeamento dos jovens formados nas regiões.

– Mapeamento linguístico das línguas indígenas de Roraima para ser integrada ao mapeamento internacional (RECIM) e divulgado.

– Não permitir a comercialização de bebida alcoólica nas terras indígenas, especialmente para os menores de idade.

– Envolver a juventude nas oficinas para elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental nas comunidades.

– Aumentar a fiscalização das nossas terras indígenas para evitar problemas como a pesca predatória e outras atividades ilícitas.

– Reflorestamento de áreas degradadas, instalação de viveiros e sensibilização da comunidade para os problemas ambientais.

– Promover um encontro de todos os Técnicos Indígenas formados no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol.

– Trabalhar a questão das sementes tradicionais, criando bancos de sementes nas regiões.

– Buscar alternativas de produção no lavrado para evitar o desmatamento de nossas áreas de floresta.

– Superar o descrédito que muitas das vezes existe sobre a juventude, mostrando nosso trabalho e nossa determinação para ajudar as comunidades e disfrutando de oportunidades.

– Valorização de nossa cultura, nossas tradições, do conhecimento tradicional e da língua de nosso povo.

A juventude indígena também quer manifestar suas reivindicações no sentido de:

• A revogação imediata da Portaria 303 que limita os direitos territoriais e o direito à autodeterminação dos povos indígenas.

• Somos contra a aprovação da PEC 215 e outras propostas de lei que tramitam no Congresso Nacional e que colocam em risco a vida dos povos indígenas.

• Reforçamos a Convenção 169 da OIT e a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e reivindicamos a discussão sobre o Estatuto dos Povos Indígenas que continua sem avanços no Congresso Nacional.

• Exigimos a melhoria e garantia da assistência a saúde em nossas comunidades e que o Ministério da Saúde e a SESAI assumam de fato as responsabilidades e competências que lhes cabem.

Diante de todos estes assuntos que foram discutidos no Encontro e relatados nesta Carta, reforçamos nosso compromisso como jovens indígenas para cada vez fortalecer o movimento indígena e continuar com determinação a caminhada e o processo de inclusão e participação da juventude nas discussões que dizem respeito aos povos indígenas.

Com saudações indígenas,

Juventude Indígena do Estado de Roraima.

Caracaranã, 17 de Setembro de 2012.

Enviada por Paulo Daniel Moraes.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.