Indígenas fazem cobertura jornalística em Caros Amigos

Alunos do Oca Digital acompanham seminário no Sul da BA e publicam no site da revista

Da Redação

Uma parceria entre Caros Amigos e o projeto Oca Digital traz ao site da revista a cobertura do IV Seminário Internacional de História e Cultura Indígena – Índio Caboclo Marcelino, que acontece desta quinta a domingo (27 a 30) nas Aldeias Itapoã e Gwarini Taba Atã, em Olivença (BA). Textos, fotos e vídeos serão produzidos pelos próprios indígenas que participam do Oca Digital e publicados no site de Caros Amigos.

Lideranças

Promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o seminário reúne lideranças nacionais e estrangeiras em debates sobre direitos, reconhecimento étnico, demarcação de terras e outros. No Sul da Bahia, os tupinambás e pataxós lutam por suas terras tradicionais e promovem atualmente a retomada de seus territórios.

Índios na visão dos índios

Durante o seminário será lançado o livro “Índios na visão dos índios – Memória”, de autoria coletiva de sete povos indígenas, que se diferencia por apresentar uma visão de mundo onde a memória não pode ser separada da natureza, do sagrado e da terra.

No encerramento, domingo (30), está prevista a Caminhada Tupinambá em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe e ao Índio Marcelino, para lembrar massacre indígena promovido pelo governador Mem de Sá em 1559, e descrito por ele mesmo em carta ao rei de Portugal que “o mar havia ficado vermelho com o sangue dos gentios”.

O seminário leva o nome de Marcelino, liderança indígena que nos anos de 1930 lutou contra a invasão de suas terras tentando impedir a construção de uma ponte sobre o rio Cururupe – foi seqüestrado, torturado e morto por agentes do Estado.

A programação completa do seminário pode ser vista aqui . Para conhecer o projeto Oca Digital, aqui.

http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/cotidiano/2550-indigenas-fazem-cobertura-jornalistica-em-caros-amigos

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.