Força Nacional vai permanecer em 10 Estados por mais 120 dias

O Ministério da Justiça determinou a ampliação da atuação da Força Nacional de Segurança Pública em 10 Estados. Nas nove unidades da federação da Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão -, os homens atuarão na Operação Defesa da Vida. Em Mato Grosso do Sul, a permanência da Força Nacional será estendida devido a conflitos indígenas.

As três portarias, determinando a permanência das tropas nesses Estados por mais 120 dias, com possibilidade de ampliação, estão publicadas na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

No começo deste mês, o Ministério Público Federal (MPF) determinou a retirada dos não índios de uma área, em Mato Grosso, do povo Xavante de Marãiwatsédé, reconhecida como Terra Indígena Marãiwatsédé. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A área dos indígenas é disputada por uma empresa de agropecuária desde 1966.

A disputa tem provocado a expulsão de indígenas da área, além de levá-los à extrema pobreza, segundo laudo pericial. Em julho deste ano, a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentou um plano de desintrusão para a retirada dos não índios do local. O MPF pediu apoio de segurança. A Força Nacional atuará nesta área.

Há cerca de um ano e meio, o governo lançou a Operação Defesa da Vida, coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos. A ação tem a parceria da Força Nacional, das polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas. Os particpantes da operação atuam nas rodovias no combate aos crimes ambientais, ao trabalho escravo, ao tráfico de drogas e armas, ao contrabando e aos roubos e furtos de veículos e cargas.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6167626-EI7896,00-Forca+Nacional+vai+permanecer+em+Estados+por+mais+dias.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.