Especial 39 anos do 11 de setembro: documentário sobre Victor Jara

Este post foi publicado no dia 10 de setembro de 2011. Cheguei a pensar em repeti-lo este ano, assim como outro – “A batalha do Chile” – que também postei ano passado, quando o 11 de setembro bem mais que em 2012 parecia ter assumido um significado único. Acabei desistindo. Hoje enviei-o como resposta a um comentário de Sérgio Botton Barcellos, e ele me respondendo sugerindo que  fosse republicado. Aí vai, pois, apenas com uma necessária mudança, já que mais um ano se passou. Tania Pacheco.

El Derecho de Vivir en Paz, nome de uma das músicas e discos mais famosos de Victor Jara, é também o título de um documentário feito pela jornalista Carmen Luz Parot a seu respeito. Victor, que teve o nome do Estádio Nacional do Chile, onde foi assassinado, mudado em sua homenagem, nasceu camponês. Com a morte da mãe, foi seminarista e serviu ao exército, antes de decidir estudar teatro, começar a dirigir peças e tornar-se conhecido e famoso, ainda muito jovem.

O canto para ele era algo inteiramente natural, assim como o compor. Mas seriam suas músicas, assim como sua relação com conjuntos como o Quilapayún, principalmente, que o transformariam no grande compositor da Nova Canção Chilena e, paralelamente, na grande voz da Unidade Popular, em termos artísticos e musicais. Isso explica o ódio com que, reconhecido entre os prisioneiros do Estádio Nacional, foi separado de seus companheiros pelos militares e morto com 42 tiros, após três ou quatro dias de tortura. Abaixo, os links para as outras partes do documentário, no Youtube. TP.

http://www.youtube.com/watch?v=L5vVpZfJpsE&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=SbHVC86SU1c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jZ-LccpeRXk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Nqg2SXsYEEs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EHycg805BdQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hRz49nbkmlY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=dJmIsyiECeg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OihDYiQaX4I&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=0167N0G3yRs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=aayrQqB2o5Q&feature=related

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.