Bembé do Mercado é o mais novo Patrimônio Imaterial da Bahia

Uma das mais importantes festas religiosas do calendário baiano e que se repete desde 1889 em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, para comemorar a abolição da escravatura, o ‘Bembé do Mercado’ está agora inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Nesta sexta-feira (14) o governador Jaques Wagner assinou o decreto, que será publicado na edição destes sábado e domingo (15 e 16) do Diário Oficial do Estado, acatando a proposta aprovada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult), e o Conselho Estadual de Cultura.

Considerado o único candomblé de rua do mundo, o ‘Bembé de Mercado’ representa o momento em que os africanos, crioulos escravizados e libertos se organizaram para celebrar suas lutas pela liberdade. Mais que uma festa, constitui-se hoje um movimento de afirmação.

Segundo a tradição oral, a festa começou quando João de Obá – negro escravo de origem Malê e pai de santo – reuniu os filhos e filhas de santos e armou um barracão de pindoba, enfeitando-o com bandeirolas para agradecer aos santos e comemorar o aniversário da abolição. Assim, os adeptos dos terreiros de candomblés continuaram realizando os festejos do Bembé.

Comments (1)

  1. A reparação começa é na memoria de luta de um povo…

    Tenho a Honra de apresentar aqui,um dos principais registros oficias da luta negra na Bahia >>O BEMBÉ DO LARGO DO MERCADO: MEMÓRIA SOBRE O 13 DE MAIO<< uma Dissertação que foi base e parte legitima para o reconhecimento formal do Bembé e transformando em um Bem Imaterial Intangível na Bahia pelo IPAC a partir da iniciativa do Terreiro Oju Onirê do Terreiro de pai Baba Pote Santo Amaro

    Ha menos de um mês,para os festejos do Bembedomercadotrezedemaio Bembe ,Bembé uma das maiores manifestações de luta e fé negra,desde de 1889, manifestações das quais afirmam a liberdade e cidadania do negro pós abolição, a partir de seus elementos sagrados e simbólicos como armas, diante as inúmeras adversidades e dores do processo do ainda escravidão,tocando e batendo o Bembé,e assim remontam uma historia do Brasil.

    Antes de 2009 o Bembé do Mercado,sempre foi batido e sempre foi afirmado pela fé em seus orixás,entretanto, era apenas apresentado a sociedade em caráter informal, pela oralidade ou por aqueles que participavam e faziam os seus preceitos e festejos,ficando invisibilizados e de fora do processo formal do registro memorial de luta e reconhecimento do seu papel na construção de luta cidadã do negro no Brasil,e que assim estabeleci a UNESCO e o processo de Salvaguarda.

    EM 2009 foi dado Publicidade a Dissertação de
    ANA RITA ARAÚJO MACHADO, COM ''O
    BEMBÉ DO LARGO DO MERCADO: MEMÓRIA SOBRE O 13 DE
    MAIO.''
    Onde conta a historia na base, na Raiz …onde começão pro piamente dito o Bembé,de homens e mulheres simples, que continuam a afirmar para garantia de sua cidadania ainda almejada,batendo e salvando no Bembé do Largo do Mercado de Santo Amaro.
    é imperdível boa leitura…
    Laoyê…

    UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
    PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÂO EM
    ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS
    ANA RITA ARAÚJO MACHADO
    BEMBÉ DO LARGO DO MERCADO: MEMÓRIA SOBRE O 13 DE
    MAIO.
    VEJA EM PDF AQUI http://www.posafro.ufba.br/_ARQ/dissertacao_ARAMachado.pdf
    So assim cobramos reparação..
    Bembé do Mercado é o mais novo Patrimônio Imaterial da Bahia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.