Raposa Serra do Sol sediará encontro de jovens indígenas de Roraima

Karol Assunção – Adital

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, receberá, neste fim de semana, centenas de jovens indígenas do estado para debater estratégias de luta e de fortalecimento do movimento indígena. A juventude se reunirá, entre os próximos dias 15 e 17 de setembro, para o II Encontro Estadual dos Jovens Indígenas.

A expectativa é que cerca de 650 jovens de 14 a 25 anos de idade, de nove povos indígenas e de 11 etnorregiões do estado, participem da atividade. O evento ocorrerá no Centro Regional Lago do Caracaranã localizado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O local não foi escolhido por acaso. Edinho Batista de Souza, integrante do Conselho Indígena de Roraima, aponta que o espaço constitui um patrimônio histórico do povo indígena e é marcado por conflitos de território. “[A intenção é] discutir com os jovens [sobre a proteção das terras] e conhecer a história do local”, afirma, destacando as lutas dos indígenas pela garantia da terra que, mesmo demarcada, ainda foi alvo de disputa de arrozeiros e famílias de agricultores.

Edinho explica que o encontro deste ano traz como tema a preservação do meio ambiente e os direitos indígenas com a intenção de fortalecer o movimento e aproximar a juventude. “Vamos discutir a participação do jovem nas Políticas Públicas, qual a resposta do Governo para as demandas [da juventude]”, comenta, destacando ainda temas como saúde, educação, direitos ambientais e crimes contra jovens.

De acordo com ele, os/as jovens debaterão sobre estratégias de trabalho para fortalecer o movimento, discutirão o papel das instituições públicas e buscarão políticas para a juventude.

O primeiro encontro, segundo Edinho, aconteceu no ano passado, com a presença de mais de 350 jovens indígenas do estado. As delegações se reuniram com o objetivo de partilhar experiências e fortalecer o movimento indígena da região.

Programação

As atividades do encontro começarão neste sábado (15) às 8h, com o momento de abertura. Os debates terão início à tarde, com apresentação da situação atual da juventude indígena, discussão sobre o desafio socioambiental e desenvolvimento sustentável.

No dia seguinte, haverá troca de experiências e debates sobre: meio ambiente e sustentabilidade, etnomapeamento dos territórios indígenas, e políticas públicas e juventude indígena. Destaque para a plenária que ocorrerá às 16h, com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Indígena de Roraima, Fundação Nacional do Índio e Governo do Estado de Roraima.

Na segunda-feira (17), último dia do evento, os/as jovens discutirão sobre a luta do povo indígena e traçarão o “Planejamento Estratégico da Juventude Indígena”. Durante as noites do encontro, os/as jovens terão a oportunidade de participar de apresentações de teatro, danças e músicas.

Enviada por Paulo Daniel Moraes para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (2)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.